O blackjack também é chamado de “21” por um motivo muito simples: o objetivo principal do jogo é alcançar a soma de 21 pontos nas cartas, sem ultrapassá-la. Essa regra é o coração do jogo, sendo que ele é uma das opções mais populares em cassinos, tanto físicos quanto online.
A plataforma online KTO afirma, por meio de pesquisa realizada mensalmente, que o blackjack 21 continua sendo o jogo de cartas mais popular no Brasil, contando com 8.51% de popularidade em um extenso catálogo de jogos, superando ainda as buscas por roleta, de acordo com um estudo feito pela agência ENV Media, com 684 mil buscas durante o período do estudo.
A popularidade do blackjack é tanta que ele já foi protagonista em vários filmes, sendo que provavelmente o mais conhecido a explorar esse jogo é “Quebrando a Banca” (“21” no título original). Lançado em 2008, o filme é baseado em uma história real e mostra um grupo de estudantes do MIT que desenvolve um sistema de contagem de cartas para vencer os cassinos em Las Vegas. A narrativa passa a ideia de que, com cálculos precisos e uma estratégia bem definida, é possível ganhar no blackjack de maneira consistente.
“Quebrando a Banca” ilustra uma técnica real conhecida justamente como contagem de cartas, que envolve o rastreamento das cartas já jogadas para prever as que ainda podem aparecer, dando ao jogador uma vantagem sobre o cassino. Embora o filme dramatize a eficácia dessa técnica, na prática, ela exige um grande esforço mental e um conhecimento profundo do jogo, sendo que na prática ela é pouco eficaz devido à sua complexidade e à vigilância dos cassinos.
De qualquer forma, é possível perceber que blackjack influenciou e participa de diversos setores, desde o cinematográfico até o de jogos eletrônicos, com sua aparição em Red Dead Redemption 2 por exemplo. Sua simplicidade, a baixa margem da em comparação com outros jogos de cassino e o fato de que você compete diretamente contra um dealer podem ser fatores que explicam sua popularidade, refletindo sua relevância tanto cultural quanto no entretenimento digital.