Música

Blecaute exibe obras na 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira

Blecaute exibe obras na 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 17-11-2023: Artista visual, Blecaute, morador de Fortaleza, que tem como inspiração seu cotidiano e os simbolos de resistência para a comunidade negra . (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)

O artista cearense Blecaute terá suas obras expostas na 31ª Edição do Prêmio da Música Brasileira que acontece na próxima quarta-feira (12/06) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde o homenageado do ano será o inesquecível Tim Maia. A vinda para a celebração na capital carioca é através do Hub Cultural Porto Dragão, equipamento gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), cujo Blecaute faz parte, com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE).

Blecaute já é um veterano no Rio de Janeiro, onde tem três obras expostas no MAR (Museu de aArte do Rio) compondo a exposição “FUNK: Um Grito de Ousadia e Liberdade” com as obras “Only Colored” (2022), “Filhos de um Deus que dança” (2022) e “Festa de Preto É Pra Se Libertar” (2022). A exposição está aberta ao público até agosto deste ano (2024). “Acredito que o teor político de minhas obras seja um dos meus diferenciais!” Diz o artista que tem como inspiração nas artes Tim Maia, Mano Brown e na política nomes como Marighella e Malcolm X. Para o Prêmio da Música Brasileira, serão expostas mais de 50 obras e, dentre elas, a série intitulada “Festa de Preto” onde se é rememorado momentos de felicidade e riqueza em abundância da população negra.

O convite para a exibição no prêmio veio por meio da curadoria de Gringo Cardia. “É uma honra estar no mesmo espaço que meus ídolos, pessoas que marcaram gerações e que tanto me

influenciaram. Compreendo que estou indo a premiação e representando não apenas meu bairro, mas toda Fortaleza e o Ceará de um modo geral, sendo uma enorme responsabilidade que carrego com muito orgulho e pés no chão.” completa o artista expressando sua felicidade. Blecaute começou a sua carreira com obras no formato digital, de maneira autodidata em 2019, em 2022 começou sua jornada na pintura sobre telas. O artista tem como um de seus maiores sonhos poder mostrar a sua geração e principalmente para crianças de sua cidade, que a arte pode conquistar espaços grandiosos e mudar vidas.

SOBRE BLECAUTE

Helder Carlos, artisticamente conhecido como Blecaute, 23 anos, é nascido e criado no Conjunto Riacho Doce, no bairro Passaré, na capital do Ceará, Fortaleza. Blecaute é artista visual e estudante de Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Concretiza estudos e sua visão de mundo enquanto negro e periférico através das artes plásticas. Como autodidata, começou sua trajetória na pintura digital no final de 2019 e, atualmente trabalha pintura..