POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Pets

Cachorro apontado como o ‘mais velho do mundo’ morre aos 30 anos

cachorro mais velho
Lazare tinha 30 anos e cinco meses, de acordo com avaliação de abrigo e tutora; ele morreu na França em 14 de maio — Foto: Reprodução / Instagram / @lazare_le_trentenaire

O cachorro Lazare, um spaniel francês apontado como possível “cão mais velho do mundo”, morreu aos 30 anos e cinco meses na última quinta-feira (14), na França. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (15) por sua tutora, Ophélie Boudol, e repercutiu internacionalmente pela impressionante longevidade do animal, cuja expectativa de vida para a raça é de cerca de 15 anos.

Recentemente, Lazare havia sido inscrito no Guinness World Records para avaliação do possível recorde. Até o momento, porém, a organização ainda não confirmou oficialmente o reconhecimento.

Segundo Anne-Sophie Moyon, funcionária de um abrigo de cães nos Alpes Franceses, Lazare nasceu em 4 de dezembro de 1995. O animal era um “spaniel toy” francês, raça conhecida pelas orelhas semelhantes a asas de borboleta.

Durante grande parte da vida, o cão viveu com a mesma dona. Após a morte dela, Lazare foi acolhido pelo abrigo Annecy Marlioz Spa, onde acabou sendo adotado por Ophélie Boudol, de 29 anos. Inicialmente, ela procurava um animal de estimação para a mãe, mas decidiu integrar o cachorro à própria família.

Mesmo debilitado pela idade avançada, Lazare mantinha um comportamento considerado carismático por sua tutora. O cão já não enxergava nem ouvia, usava fraldas e passava a maior parte do tempo dormindo.

“Era nosso pequeno bebê vovô”, escreveu Ophélie em uma homenagem publicada nas redes sociais. “Você escolheu fazer seu último voo em meus braços na noite de 14 de maio, para se reunir com sua antiga tutora, que tanto te amava”, declarou.

A equipe do abrigo afirmou que passou a acreditar na possibilidade de Lazare ser o cachorro mais velho do mundo após conferir sua data de nascimento em dois registros diferentes. A documentação foi enviada ao Guinness pouco antes da morte do animal.

O caso reacende o debate sobre a longevidade canina, especialmente após a polêmica envolvendo Bobi, um mastim português que havia sido reconhecido como o cão mais velho da história ao morrer, supostamente, aos 31 anos. Em 2024, entretanto, uma revisão concluiu que não havia provas suficientes para confirmar a idade atribuída ao animal.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Leia também

Virginia Fonseca e Joly - Fotos: Reprodução/Instagram @virginia e @margareth_serrao

Pets

Cachorrinha de Virginia Fonseca e Margareth Serrão enfrentava um câncer há mais de um ano; despedida foi anunciada nas redes sociais.

Suposto affair de Shakira já posou peladão; veja fotos Suposto affair de Shakira já posou peladão; veja fotos

Famosos

Serge Ibaka, ex-campeão da NBA e apontado como possível affair de Shakira, já posou completamente nu em ensaio artístico para a revista ESPN Magazine.

HAVK estreia com “I REMEMBER” e aposta na união entre future bass e dubstep HAVK estreia com “I REMEMBER” e aposta na união entre future bass e dubstep

Groover

O produtor e artista HAVK apresenta “I REMEMBER”, single de estreia que combina vocais angelicais, sintetizadores encorpados e graves profundos em uma proposta que...

Veja também