Groover

Cantor e compositor mineiro Belmiro inaugura o registro de suas obras com gravações dos singles Cenário e Terra em Transe

Cantor e compositor mineiro Belmiro inaugura o registro de suas obras com gravações dos singles Cenário e Terra em Transe
Foto: Divulgação

Em mais de duas décadas de carreira, o cantor e compositor belo-horizontino Belmiro atuou em diversos projetos musicais e teve músicas de sua autoria gravadas e/ ou incorporadas aorepertório de artistas da cena mineira, como Bia Nogueira, Di Souza, Rodrigo Jerônimo, Banda Chuva a Granel, Banda JazzMim e Grupo Ofó, dentre outros. Em 2023 o artista lança seu primeiro trabalho solo, o álbum “SerTão em Mim” previsto para setembro deste ano. Antes ainda de abrir os trabalhos do álbum vindouro, Belmiro lançou nas plataformas o em março oingle “Cenário”, e em Maio o single “Terra em Transe”.

Cenário nasceu ainda nos tempos em Belmiro que fazia faculdade, no início dos anos 2000, em parceria com a poetisa mineira Djaíla Martins, sua então colega de faculdade. Essa música quefoi executada em vários shows de Belmiro solo e com sua banda Belmiro Bando, já foi gravada anteriormente pela banda Chuva a Granel. Agora Cenário ganhou a versão do autor. A música é uma balada com uma pegada de rock e com uma letra bastante poética, que possui temática social. Uma canção radiofônica executada com guitarra, violão, baixo, bateria e percussões.

Sobre Belmiro

Com 23 anos de carreira, Belmiro, tem uma longa jornada pela música autoral belo-horizontina. De 2012 a 2015 circulou com sua banda Belmiro Bando tendo se apresentado no Teatro Alterosa, Teatro Sesi Holcim, dentre outros. Criou trilhas para grupos de teatro, como Grupo dos Dez, Cia Faminta e Verbo Cia de Teatro. Produziu entre 2020 e 2021, o Programa Hora da Música, série de lives sobre composição com convidados. O programa contou com mais de 30 programas, com convidados destaque como Titane, Sérgio Pererê, Rubens Aredes e Di Souza. Em 2021 e 2022 circulou com o show intitulado Maldição Nº1 – Sérgio Sampaio, com releituras das canções do músico capixaba Sérgio Sampaio, intercaladas com canções autorais, acompanhado do violonista e guitarrista Jardel Rodrim. No primeiro semestre deste ano lançou dois singles “Cenário” e “Terra em Transe”, canções suas que foram gravadas por outros artistas, mas que ainda não tinham a versão do autor. Lança em setembro de 2023 o álbum SerTão em Mim, com onze faixas, sendo 09 autorais, que transitam entre a tradição da canção brasileira e as inovações sonoras do Brasil contemporâneo.