Televisão Relembre

Seriado ‘Chaves’ completa 50 anos de sua estreia; relembre

Seriado ‘Chaves’ completa 50 anos de sua estreia; relembre
Foto: Reprodução

O seriado ‘Chaves’ completa neste domingo (26) seus 50 anos de estreia. Em 26 de fevereiro de 1973, o episódio ‘Boas Festas/Balões’ foi o primeiro de 312 episódios, distribuídos em sete temporadas. No Brasil, a atração era um fenômeno ao longo de mais de três décadas.

Antes de ganhar sua própria série, o protagonista era um personagem do elenco de ‘Chespirito’, exibido originalmente em março de 1972. Responsável por ser um sucesso no Ibope de muitos canais de televisão, ganhou repercussão em países da América Latina.

O elenco chegou a fazer várias turnês na época em apresentações e danças por diversos países. Carlos Villagrán deixou de integrar a equipe em 1978 por conflitos no programa. Ramón Valdés seguiu o mesmo caminho, mas retornou pouco tempo depois.

Os episódios no Brasil começaram a serem exibidos em agosto de 1984, dentro do programa ‘TV Powww!’, no SBT. Em 2010, a Turner adquiriu os direitos das produções da Televisa, podendo ser acompanhada pelo Cartoon Network até o fim de 2012.

Dois anos a frente, a Turner passou a exibir o seriado nos canais Boomerang e TBS, ficando até 2016 no ar. Em janeiro de 2018, a Globosat foi a da vez em fazer a aquisição dos direitos autorais para serem exibidos no Multishow, que perdurou por dois anos.

Por fim, em 2020, um impasse entre a produtora mexicana Televisa e o Grupo Chespirito fez com que todas as emissoras pelo mundo, deixassem de exibir ‘Chaves’.

Elenco

Os responsáveis pelo entretenimento de muitos latinoamericanos deixaram um legado na televisão brasileira. Muitos deles já não estão mais vivos. Roberto Gómez Bolaños viveu até os 85 anos, quando foi vítima de uma parada cardíaca.

Outros intérpretes se foram antes do próprio Chaves, como Ramón Valdés, o senhor Madruga, em 1988, falecendo aos 65 anos. Angelines Fernández, a dona Clotilde, morreu aos 71 anos, sendo acometida por um câncer no pulmão. Rúben Aguirre, o professor Girafales, teve complicações por causa da diabetes e também faleceu aos 82 anos.