POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Música

“Somos de Lua”: Clara Menezes reúne mulheres em prol do empoderamento feminino em novo clipe

Clara Menezes
Foto: Divulgação

Quando grandes vozes femininas do cenário musical potiguar fazem coro para reverenciar a mulher, a força que as habita fica evidente. Temas como empoderamento, violência doméstica e autoconhecimento estão reunidos na canção “Somos de Lua”, assinada pela cantora e compositora Clara Menezes. O mosaico virtual será lançado nesta terça-feira, dia 26, no canal do Youtube da artista.

No primeiro semestre de 2020, período de início do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o Anuário Brasileiro da Segurança Pública identificou que os registros de violência doméstica nas delegacias caíram 9.9%, o que não significa que houve queda nas agressões. No mesmo período, o levantamento registrou aumento de 3,8% nas chamadas para o 190 sobre casos de violência dentro de casa, chegando a um total de 147.379 chamadas. Também houve um aumento de feminicídios em 1,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Um total de 648 vítimas só nos primeiros seis meses. Uma mulher foi morta a cada 9 horas. Com vítimas dividindo o espaço com os agressores por um maior intervalo de tempo, a violência disparou. Por outro lado, os registros caíram, o que preocupa ainda mais. Um retrato do medo, da voz oprimida e da falta de apoio.

Advertisement

O cenário desolador fez com que a cantora e compositora Clara Menezes resolvesse utilizar a arte como ferramenta de empoderamento. A nova música reverencia a figura feminina e ressalta a forca que habita a mulher. “A pandemia e a consequente introspecção fizeram muita gente olhar para dentro de si. Foi neste contexto de autoconhecimento que percebi o quão nós, mulheres, somos fortes, e o quanto inspiramos umas às outras. ‘Somos de Lua’ vem para mostrar que há um universo inteiro dentro de nós, quaisquer que sejam as nossas fases, mas de uma forma muito sutil. A música utiliza metáforas para demonstrar essa força”, conta Clara Menezes.

No clipe, Clara recebe outras catorze cantoras potiguares: Valéria Oliveira, Nara Costa, Bruna Hetzel, Ana Tomaz, Alzeny Nelo, Lysia Condé, Heli Medeiros, Lene Macêdo, Rebecca Macêdo, Silvia Sol, Dani Cruz, Camila Masiso, Tanda Macêdo e Laryssa Costa. “Todas as cantoras me acompanharam nesse clipe são referencias que possuo e que carrego na minha bagagem musical. O mosaico será uma celebração da nossa força e vai mostrar que, ao mesmo tempo em que somos singulares, também nos unimos em uma só voz, por uma causa que é de todas nós”, afirma Clara.

O trabalho estará no novo EP autoral de Clara Menezes, que foi composto e gravado durante a pandemia, dentro de casa, e que deverá ser lançado em breve.

Advertisement

O projeto do mosaico virtual “Somos de Lua” foi contemplado pelo Edital Emergencial da Lei Aldir Blanc, do Município de Natal. O lançamento do videoclipe ocorrerá nesta terça-feira, dia 26, às 19h, no canal do Youtube da cantora e compositora Clara Menezes. O acesso ao conteúdo é gratuito.

Sobre Clara Menezes

“Cantriz”, é assim que Clara Menezes se define, já que transita entre todas as artes. Apesar da jovialidade, a artista de 28 anos traz consigo uma vasta bagagem artística. Ainda criança, Clara recebeu influências do pai, o músico Ricardo Menezes. Cantora e compositora potiguar de música brasileira, samba e bossa nova, sua discografia conta com dois álbuns autorais, intitulados “Voa Leve” (2012) e “Dois Lados” (2017). Fez importantes participações em eventos como o MPB Petrobras (2014), Fest Bossa&Jazz (2016 e 2019), Amor e Boemia – Tributo a Noel Rosa, Geraldo Pereira e Wilson Batista (2016) e Samba do Voluntário (2018), um evento solidário que reúne grandes artistas, de todo o Brasil. Clara também atuou em espetáculos teatrais como “Mamãe Retrô” e “O Fantástico Reino dos Contos”.

Anúncios

Bombando!

BBB21

Clima segue tenso entre Sarah e Juliette. Na tarde deste domingo (7), a brasiliense passava pela área externa da casa, ao lado de Gilberto,...

Música

Lançada em novembro do ano passado, junto com o álbum “Plastic Hearts”, a faixa “Angels Like You”, de Miley Cyrus, ganhou um videoclipe oficial...

Música

O mundo do pop está em festa! O motivo? Carol Biazin e Glória Groove, dois dos maiores nomes da nova geração do gênero no...