Notícias

Clínica lança campanha de troca de rins por iPhone e causa polêmica nas redes sociais

Imagem do post Clínica lança campanha de troca de rins por iPhone e causa polêmica nas redes sociais
Foto: Divulgação

Em tempos de inflação alta e desejos tecnológicos insaciáveis, uma clínica no Laos, um país no sudeste asiático, decidiu inovar na publicidade: sugeriu que clientes trocassem um rim por um iPhone 14.

A campanha duvidosa mostrava três jovens segurando seus novos celulares com curativos na região abdominal, como se tivessem acabado de sair de uma sessão de retirada de órgãos

A internet, claro, foi à loucura. Entre memes e indignação, o caso reacendeu discussões sobre os limites da propaganda e o tráfico de órgãos em países pouco desenvolvidos, como é o caso do Laos. A polêmica foi tão grande que as autoridades locais entraram em ação, investigaram a clínica e mandaram remover a postagem.

Apesar do tom aparentemente humorístico da campanha, especialistas alertaram que esse tipo de mensagem pode incentivar práticas perigosas, principalmente entre jovens de baixa renda. Afinal, a busca por bens de consumo já levou a situações extremas – como o caso real de um adolescente na China que, em 2011, vendeu um rim para comprar um iPhone e um iPad.