Televisão

CNN Brasil tem novas demissões na última semana do ano

Por David Amorim |

CNN Brasil tem novas demissões na última semana do ano
Foto: Reprodução/CNN Brasil

A CNN Brasil não deu folga para as demissões, nem mesmo para sua última semana de 2022. Apesar de estar se preparando para cobrir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1° de janeiro em Brasília, o canal dispensou mais funcionários.

O da vez foi Evandro Cini. Com passagens pela reportagem, apresentador e plantonista, o jornalista sai do canal em meio a maior crise do canal em seus quase três anos no ar. Atuou na cobertura das eleições americanas e brasileiras em 2020 e foi substituto de Daniel Adjuto, demitido em setembro deste ano por atritos nos bastidores.

Saindo à frente de uns, o ex-contratado de um afiliada da Globo em Bauru, interior de São Paulo, assumiu a titularidade de dois jornais da casa. O “Expresso CNN” e o “Live CNN”. Vale lembrar que ao contrário do que houve com Cini, se tratando de seu aproveitamento na CNN, Carol Nogueira foi posta na geladeira e estará apenas substituindo colegas em férias ou em fins de semana.

No primeiro dia de dezembro, a debandada de desligamento de colaboradores, pegando muita gente de surpresa, além dos que aguardavam o retorno de férias para ser demitido. Foi o caso de Evandro, que havia retornado das férias na segunda (26), quando foi avisado de seu desligamento.

A repórter Soraya Lauand também está fora do quadro de colaboradores da CNN Brasil. A jornalista atuava com notícias do cotidiano em São Paulo. Nas redes sociais, agradeceu pela oportunidade, mas não escondeu sua surpresa: “É difícil compreender no exato momento que algumas coisas acontecem, mas tudo o que vem, vem com algum propósito e ensinamento”.

Já Cini falou sobre sua passagem pelo canal 577: “Hoje, minha história com a CNN Brasil chegou ao fim. Tô lá desde o comecinho e vi muita coisa acontecer, boa e ruim. Carrego a experiência, o conhecimento, o amadurecimento profissional e dezenas de amigos que aquela redação me deu.”

“Como foi bom compartilhar telas e bastidores com aquelas pessoas, vocês nem imaginam! Levo também as mensagens, críticas e elogios que recebi de quem me acompanha diariamente. Vocês são o combustível para o que fazemos! Obrigado, de verdade!”, explanou.

“E pra encerrar esse ciclo, vou recorrer ao Poeminho do Contra de Mário Quintana. Ele representa bem o penso sobre este momento: Todos esses que aí estão, Atravancando meu caminho, Eles passarão… Eu passarinho!”, finalizou ele.

A promessa a partir de agora é seguir com quem está na emissora de Rubens Menin. Apesar da mega onda de demissões do canal, a nova presidência intitula-se como “reestruturação de operações”, onde mais de 120 funcionários foram dispensados.

Além das novidades com uma programação mais estruturada que a atual, a missão do canal é ampliar seu público. Sua principal rival, a Jovem Pan News, tem alcance nas TVs aberta e paga e mídias digitais. A CNN quer seguir o mesmo modelo, alugando um canal de televisão aberta em um acordo que passa de R$ 2 milhões.