Música

Confira o que dizem os produtores e diretores de cada clipe do novo álbum de Anitta

Um dos maiores lançamentos brasileiros do ano já está entre nós. Anitta inovou com coragem no álbum “KISSES”, o primeiro visual da carreira, e presentou os fãs com 10 clipes super produzidos.

Um batalhão de gente esteve envolvida no projeto, e nada melhor do que os criadores da obra para apresentar o projeto né?

Faixa a faixa
 

 

Single número um de KISSES, “Atención” é uma música que dá poder ao feminino. A letra, em espanhol, incentiva as mulheres a viverem do jeito que quiserem e a se apossarem do seu trono de rainhas. “É uma letra parecida com a de ‘Show das Poderosas’, com mensagem de empoderamento. Essa é uma faixa muito importante e necessária. A gente precisa de cada vez mais músicas que nos unam”, conta Anitta.O clipe, gravado em São Paulo, conta com mulheres de diferentes idades, cores e biotipos e destaca a importância do autoexame de prevenção ao câncer de mama. “Fizemos questão de ter um casting bastante variado justamente porque essa seria a oportunidade de muitas mulheres se verem representadas em um clipe com uma temática tão importante, seja branca, negra, jovem, idosa, gorda, magra, cis ou trans”, completa a cantora.

O diretor João Papa conta sobre o estudo que fez para as filmagens: “Pesquisei muitos vídeos tutoriais de autoexame para entender maneiras de filmar essas cenas, e não encontrei nenhum que não tivesse usado uma modelo cis, branca e magra. Eu sou muito orgulhoso desse trabalho, acho o clipe lindo e a música ótima, mas o maior privilégio que eu tive nele foi poder estar envolvido em um projeto tão importante, que tem chances reais de conscientizar e salvar vidas”.

“Banana” é a segunda faixa do álbum e tem parceria com a cantora americana Becky G. Em inglês e espanhol, a letra é bem-humorada e cheia de trocadilhos. “A música tem também uma batida de funk. O compositor me disse que se inspirou em ‘Vai Malandra’ (risos). Para o clipe, a gente optou por fazer um trocadilho com as frutas e colocamos até uma feira no estúdio”, conta Anitta.

O clipe foi gravado em Miami e teve direção de Lula Carvalho. “Ela trouxe essas referências mais tropicais para o vídeo. Uma coisa que conversamos foi sobre como destacar o colorido de uma forma que ficasse legal. Por isso optamos por filmar em um estúdio todo branco, onde esses elementos pudessem ter uma identidade visual mais marcada”, explica Lula.

Na sequência, “Onda Diferente”. Essa música é um funk bem brasileiro. Ludmilla apresentou o single para Anitta, que logo pensou quem mais poderia completar o feat. “O Snoop Dogg assistiu a minha série na Netflix e me mandou uma mensagem dizendo que estava disponível para gravar comigo quando eu quisesse. Era a oportunidade! Pedi para o Papatinho escrever um trecho de hip hop e ele arrasou. E assim. E assim nasceu esse colaboração”, conta Anitta.

O clipe foi gravado em Los Angeles e tem direção de Giovanni Bianco (criativo) e Lula Carvalho (vídeo). “A Anitta tem uma rara percepção e sensibilidade de compreender o que o diretor quer dela. Você pede algo e ela volta com uma sugestão dez vezes melhor. Ela está dançando como nunca e fotografando como ninguém”, elogia Giovanni.

 Já “Sin Miedo”, faixa número quatro, mostra uma Anitta que gosta de viver intensamente, sem pensar no dia de amanhã. A música tem participação dos porto-riquenhos DJ Luian e Mambo Kingz. Anitta explica o conceito: “O clipe é uma noite louca onde eu faço de tudo um pouco: perco a linha, me acabo e me aventuro com minhas amigas e amigos. A edição está bem diferente e passa essa intenção de loucura, de viver sem medo”.

Gravado em Miami e São Paulo e com direção de Lula Carvalho, o vídeo traz um formato diferente. “‘Sin Miedo’ tinha essa ideia de ser algo mais improvisado, realista, como se fosse uma situação que estivesse acontecendo em tempo real e sendo repercutido em redes sociais”, explica ele.

“‘Poquito’ é uma das minhas favoritas. É uma música romântica, mas que ao mesmo tempo tem um swing. “O Swae Lee tem vários hits estourados no Brasil, sou fã há tempos e lutei muito pra ter ele comigo nesse álbum. Gravamos o clipe separados porque a nossa agenda não batia. O resultado ficou bem diferente”, conta Anitta sobre a faixa número cinco.

A cantora gravou a sua parte em São Paulo, enquanto o rapper, em Los Angeles. Imagens de Anitta são projetadas sobre Swae Lee e vice-versa, enquanto os dois cantam e interagem com a câmera ao som da música, que é em inglês. O clipe tem direção criativa de Giovanni Bianco e direção de filme de Pedro Molinos. “A ideia de projetar um no outro passa sensação de distância, saudade e união através das imagens”, diz Pedro.

O clipe de “Tu Y Yo”, sexto single de KISSES, foi gravado em Búzios, no Rio de Janeiro. A faixa tem participação do jamaicano Chris Marshall. “Ele é o compositor. Eu tentei várias pessoas para esse feat, mas quando ouvi a voz dele cantando, quis que ele gravasse o vocal oficial, mesmo não sendo cantor. Ele é jamaicano e tem um sotaque lindo. O resultado ficou muito bonito”, conta Anitta.

O clipe, segundo o diretor Bruno Ilogti, é sensorial. “As referências do clipe de ‘Tu y Yo’ foram mais de editoriais de moda. Tiveram referências nos lençóis, nas texturas, de sombra e luz, dos enquadramentos de praia. Eu adorei porque foi muito diferente do que costumo fazer. Acho o clipe bem fluido, suave, gostoso de assistir. O vídeo e a música conversam entre si”, diz ele.

“Get To Know Me” é o sétimo single e tem parceria com o DJ e produtor sueco Alesso. A música, em inglês, e o vídeo refletem uma faceta adolescente da cantora. “O clipe se passa em um mundo feito de manequins, de pessoas plásticas, fakes. E eu não me sinto conectada naquele lugar. Quando eu finalmente encontro uma pessoa real, como eu, que é o Alesso, a gente entra em uma sintonia nossa”, conta Anitta. A Poderosa completa: “Para quem achar que já ouviu essa música antes, eu explico. O instrumental foi usado no meu documentário da Netflix (risos). Então não é impressão, não! Vocês realmente já são familiarizados com esse single”.

Gravado na Califórnia, o clipe tem direção de João Papa, que explica quais foram os maiores desafios: “Termos personagens que não se mexem, não expressam emoções diferentes e não conseguem sequer usar os olhos para atuar era um problema. O primeiro ponto era entender como usar esse obstáculo a nosso favor. Foi um processo longo, mas eventualmente conseguimos transformar a dificuldade de filmar objetos inanimados no aspecto mais legal do clipe”.

A ideia dos looks era combiná-los com os manequins de plástico. “Para o figurino, nós trabalhamos muito o látex, presente em todos os looks. Esse material remete ao plástico dos bonecos e também ao lado sensual, ao poder da Anitta”, diz o stylist André Philipe.

O oitavo single, “Rosa”, é romântico e em espanhol. A faixa ganhou a parceria especial do dominicano Prince Royce, que foi parceiro de Anitta no La Voz México. “Quando eu escutei essa música, pensei logo nesse feat. O Prince Royce é sensual, é um gato e faz sucesso há anos no mercado latino”, diz a cantora. Inspirada pelo filme “Beleza Americana”, Anitta aparece cercada de rosas vermelhas nas imagens do clipe, que foi gravado em um estúdio em São Paulo.

O stylist da cantora, André Philipe, explica outra inspiração do vídeo: “‘Rosa’ também tem uma parte que remete ao filme ‘Missão Impossível’. Nós conseguimos trazer referências muito boas para o look dela, algumas peças de alfaiataria, mas ainda mantivemos o espírito ‘Anitta’. Temos também transparência e corset, que ela adora”.

Esse é o nono trabalho que a artista faz em parceria com Bruno Ilogti. “‘Rosa’ tem uma pegada policial, como se o casal estivesse fugindo por algum motivo. A ideia é de um amor proibido”, conta o diretor.

“Juego” foi uma das primeiras músicas de KISSES a ficar pronta. Esse single mostra um lado mais bossy de Anitta. A batida da música é inspirada em um ritmo de reggaeton antigo. “A letra fala muito sobre a minha personalidade e eu quis passar esse lado que também é meu: a Anitta chefe, que tem o pé no chão, mas que ao mesmo tempo não perde a sua sensualidade. Eu amo esse clipe e a sua estética”, conta ela.

Inspirado em filmes de gangsters e máfia, a cantora aparece como a grande líder, a chefona. A direção é de João Papa. “Sempre fui fã de longas desse tipo e acho gritante a falta de mulheres protagonistas nesse gênero. Foi muito divertido poder entrar nesse universo e explorá-lo sob uma ótica tão pouco vista”, diz ele.

Para finalizar o álbum, a faixa número 10, “Você Mentiu”, parceria com Caetano Veloso, é um MPB com melodia doce e suave. A letra conta a história de uma relação que não dá certo. “Essa faixa é uma preciosidade, uma joia rara. Eu queria fazer uma coisa simples para o clipe porque esse é também um lado meu, sem muita vaidade. Eu estou sem maquiagem e com roupas do meu dia a dia. Pedi para captarem todos os momentos desse encontro porque eu queria que mostrassem essa relação de carinho que eu tenho com o Caetano, que eu amo e sou eternamente agradecida”.

Os diretores Luis Martino e Fernando Neumayer contam sobre o encontro: “A expectativa de captar esse momento era a mais alta possível por ser o registro de um dos maiores encontros da música popular brasileira”, diz Luis. “Estar presente num momento como esse é marcante pra nós, que trabalhamos com audiovisual. Caetano é um dos maiores artistas brasileiros e Anitta vem se firmando como a grande estrela pop da sua geração”, conta Fernando.