O bilionário Elon Musk voltou a causar polêmica. Desta vez, ele disse que doará um bilhão de dólares à enciclopédia online Wikipedia se ela mudar seu nome para ‘Dickipedia’. Musk postou pela primeira vez um emoji bocejando com uma captura de tela da Wikipedia pedindo fundos aos leitores. Ele então publicou uma postagem no X. “Darei a eles um bilhão de dólares se mudarem o nome para Dickipedia”, declarou ele.
Musk explicou por que queria que a Wikipedia mudasse seu nome para ‘Dickipedia’, que é um termo pejorativo com ‘pedia’ anexado a ele. “No interesse da precisão”, ele postou no X, insinuando que Dickipedia seria um nome mais preciso para a enciclopédia online. “Por favor, adicione isso à merda de cachorro na minha página da Wikipedia”, ele também postou, aparentemente se dirigindo aos editores da Wikipedia. Quando alguém apontou que a Wikipedia poderia simplesmente pegar o dinheiro, mudar seu nome e imediatamente alterá-lo de volta, ele postou que a mudança de nome teria que permanecer por pelo menos um ano. “Um ano no mínimo. Quer dizer, não sou bobo haha”, postou.
Leia mais
- Funcionária com câncer no cérebro é demitida do SBT
- Mitico confirma vazamento de vídeo íntimo; veja vídeo
- Morre a drag queen The Vivienne, vencedora da 1ª temporada de “RuPaul’s Drag Race UK”.
- Lily Allen acaba casamento com David Harbour após descobrir “perfil secreto” em app de relacionamento
- Gusttavo Lima quer realizar o projeto Bolsa Cachaça
- Vídeo: Thiago Nigro mostra feto perdido por Maíra Cardi e CHOCA a web; imagens fortes
Musk também se perguntou por que a Wikipedia sempre pedia doações aos usuários. “Você já se perguntou por que a Wikimedia Foundation quer tanto dinheiro? Certamente não é necessário para operar a Wikipedia. Você pode literalmente colocar uma cópia do texto inteiro no seu telefone! Então, para que serve o dinheiro? Mentes curiosas querem saber”, postou.
Esta não é a primeira vez que Musk aponta suas armas para a Wikipedia. Em 2020, ele twittou que a história foi escrita pelos vencedores, exceto na Wikipédia, o que implica que as pessoas que editam a Wikipédia eram perdedoras. Em 2022, ele tuitou que a Wikipédia tinha um viés de esquerda “não trivial”.
Musk não é a única pessoa que falou sobre o preconceito esquerdista da Wikipédia. O próprio cofundador da Wikipedia, Larry Sanger, disse que o site se tornou uma ‘propaganda’ para o establishment de esquerda. “Se apenas uma versão (de tendência esquerdista) dos factos for permitida, então isso dará um enorme incentivo às pessoas ricas e poderosas para assumirem o controlo de coisas como a Wikipédia, a fim de reforçar o seu poder”, disse ele . Sanger não faz mais parte da Wikipedia e agora é controlada por seu outro cofundador, Jimmy Wales.
A Wikipedia também é acusada de ter um viés esquerdista na Índia. Os críticos apontaram para a cobertura de artigos sobre motins, que parecem inclinar-se para uma comunidade específica e projetá-los sob uma luz favorável. Outros apontaram para o seu sistema editorial opaco, no qual editores não remunerados escolhem o que aparece nas suas páginas, e muitas vezes depende dos seus caprichos decidir como um artigo é estruturado. Também houve acusações de que estes editores recebem grandes somas de dinheiro de agências de relações públicas para editar artigos de celebridades e políticos.
Parece que Elon Musk tem as mesmas preocupações, mas ele colocou seu dinheiro onde está – ele ofereceu à Wikipedia US$ 1 bilhão para mudar seu nome para Dickipedia e revelar seus próprios preconceitos. Resta saber se a Wikipédia aceitará sua oferta – considerando como eles estão constantemente pedindo doações, US$ 1 bilhão pode ser muito útil para eles – e dado o histórico de Musk, parece que ele está falando sério sobre a oferta.