Connect with us

Hi, what are you looking for?

Famosos

Brasil 64? Bolsonaro cria lista com nomes de jornalistas e influencers “detratores” e “favoráveis” ao seu governo

Governo Bolsonaro seguiu o mesmo padrão usado pelos órgãos de repressão da ditadura militar.

bolsonaro detratores
Foto: Reprodução

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem produzido relatórios sobre jornalistas e “outros formadores de opinião”. Num desses documentos, 81 jornalistas e influenciadores são separados entre “detratores”, “neutros” e “favoráveis”. A informação foi revelada por Rubens Valente, jornalista do UOL.

O levantamento, feito por uma empresa contratada pelo Palácio do Planalto e custeado com dinheiro público, lembra relatórios da época da ditadura militar, em que eram realizados pelos órgãos de repressão, como DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social).

O chamado “Mapa de Influenciadores”, analisou publicações no mês de maio deste ano sobre o Ministério da Economia e o ministro Paulo Guedes. O trabalho foi conduzido pela BR+ Comunicação, que tem contrato com o MCTIC (Ciência e Tecnologia), que é aproveitado pela pasta por meio de um Termo de Execução Descentralizada de junho de 2020, no valor total de R$ 2,7 milhões, que inclui outros serviços de comunicação.

O grupo dos “detratores” é o mais numeroso, com 50 nomes. Os “favoráveis” da lista são 23. E os “neutros informativos”, oito.

Entre os nomes listados que são contra o governo estão Vera Magalhães, Guga Chacra, Xico Sá, Hildegard Angel, Cynara Menezes, Carol Pires, Claudio Dantas, Luis Nassif, Brunno Melo, Igor Natusch, George Marques, Palmério Dória, Flávio V. M. Costa, Márcia Denser, Rachel Sheherazade, além dos professores universitários Silvio Almeida, Laura Carvalho, Jessé Souza, Claudio Ferraz, Sabrina Fernandes, Marco Antonio Villa, Conrado Hubner, Rodrigo Zeidan, Felipe Neto, Nathália Rodrigues, Jonels Manoel e o próprio Rubens Valente.

Brasil 64? Bolsonaro cria lista com nomes de jornalistas e influencers "detratores" e "favoráveis" ao seu governo

O YouTuber Felipe Neto está na lista de “detratores” do Governo Bolsonaro (Foto: Reprodução)

A zona “neutra informativa” traz os nomes de Alex Silva, Malu Gaspar, Altair Alves, Cristiana Lôbo, Mônica Bergamo, Marcelo Lins, Ricardo Barboza e Octavio Guedes.

A lista completa está disponível aqui.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Veja também

Famosos

Internautas notaram que a cantora deixou de seguir a influenciadora após repercussão de vídeo envolvendo Maria Flor e pronunciamento do cantor nas redes.

Famosos

Cantor comentou polêmica nas redes sociais após vídeo de Virginia Fonseca viralizar e refletiu sobre atitudes que acredita ter falhado durante o relacionamento.

Famosos

O ator e artista marcial Chuck Norris comemorou seu aniversário de 86 anos nesta terça-feira (10) de forma bem característica: treinando luta. Em uma...

Famosos

Influenciadora francesa voltou a repercutir nas redes sociais após publicar novas fotos e responder internauta que mencionou o casamento do jogador.