Connect with us

Hi, what are you looking for?

Internet/ Influencers/ TikTok

Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país

mae processa TikTok apos filha morrer em desafio
Foto: Reprodução

A Câmara do Estados Unidos votou para aprovar, nesta quarta-feira (13), um projeto de lei que pode levar à proibição do TikTok no país – um grande desafio para um dos aplicativos de rede social mais populares do mundo.

A votação foi de 352 a 65, com 15 republicanos e 50 democratas votando contra.

Ainda não está claro qual será o futuro do projeto, que agora segue para o Senado americano.

O projeto de lei proibiria o TikTok das lojas de aplicativos dos EUA, a menos que a plataforma – usada por cerca de 170 milhões de americanos – fosse separada de sua controladora chinesa, a empresa ByteDance.

Os deputados que apoiam o projeto argumentaram que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional porque o governo chinês poderia usar suas leis de inteligência contra a ByteDance, forçando-a a entregar os dados dos usuários dos EUA.

A pressão para aprovar o projeto de lei enfrentou ventos contrários de várias direções políticas diferentes.

Uma das opiniões mais vocálicas veio do ex-presidente Donald Trump, que já foi um defensor da proibição da plataforma, mas desde então reverteu sua posição.

Enquanto isso, os democratas enfrentam pressão de jovens progressistas, entre os quais o TikTok permanece como a plataforma preferida.

TikTok se defende

Os criadores do TikTok e a China responderam com raiva à votação, com o Ministério das Relações Exteriores da China chamando de “ato de bullying”.

O TikTok classificou a legislação como um ataque ao direito constitucional à liberdade de expressão de seus usuários.

A rede social lançou uma campanha de apelo dentro do aplicativo, instando os usuários a ligar para representantes em Washington para se oporem ao projeto.

Vários escritórios do Congresso disseram que foram inundados com ligações.

O projeto daria à ByteDance cerca de cinco meses para vender o TikTok.

Se não for, o aplicativo seria ilegal para os operadores de lojas de aplicativos como Apple e Google disponibilizá-lo para download.

Numa rara demonstração de bipartidarismo, a medida avançou por unanimidade no poderoso Comitê de Energia e Comércio da Câmara, e o presidente Joe Biden disse que assinaria o projeto de lei se este chegasse à sua mesa.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, não se comprometeu na terça-feira (12) a realizar uma votação sobre o projeto de lei, ressaltando a incerteza sobre o que acontecerá a seguir.

“Terei que consultar e pretendo consultar os presidentes dos meus comitês relevantes para ver quais seriam seus pontos de vista”, disse ele.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Últimas notícias

Globo de Ouro 2026: Wagner Moura faz história e vence prêmio de Melhor Ator - Foto: Reprodução

Famosos

O ator brasileiro Wagner Moura foi incluído na Post Next 50, lista anual divulgada pelo jornal The Washington Post que reúne as 50 personalidades...

Famosos

Influenciadora movimentou as redes sociais com o clique ousado.

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas redes sociais. Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas redes sociais.

Famosos

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs com interação.

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto. Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Famosos

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Notícias

Marca símbolo de status nos anos 2000 enfrenta crise judicial e acusações de manobras fiscais.

Música

Clarinetista francês foi pioneiro do free jazz na Europa e construiu carreira marcada pela versatilidade e parcerias com grandes nomes da música contemporânea.

Veja também

Famosos

A cantora Simony voltou aos holofotes, desta vez por um assunto judicial. A artista está sendo processada pela Rede D’Or São Luiz por uma...

Famosos

O cantor Zé Felipe, de 27 anos, surpreendeu os seguidores ao revelar um detalhe curioso sobre suas preferências pessoais. Filho do sertanejo Leonardo e...

Realities

O participante Big Brother Brasil 26 voltou ao centro das atenções após um momento íntimo exibido pelas câmeras do reality repercutir intensamente nas redes...

Famosos

Henri Castelli desmentiu rumores de que seria milionário.