Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícias

Vereadora trans é impedida de subir em trio durante manifestação contra PEC da Blindagem

Benny Briolly denuncia transfobia e exclusão em ato que reuniu milhares na orla de Copacabana

Vereadora Benny Briolly - Foto: Instagram

A vereadora da cidade de Niterói, Benny Briolly (PSOL), afirmou ter sido impedida de subir ao trio elétrico durante a manifestação contra a PEC da Blindagem e a anistia a condenados por atos golpistas, realizada na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, neste domingo (21).

“Todo mundo subindo e a travesti preta não pode subir. Aí chega aqui e vejo a esquerda reproduzindo o mesmo processo bizarro institucional que a direita reproduz, que é destruir o nosso corpo preto, que é destruir o nosso corpo travesti. É isso que acontece!”, disse Briolly em vídeo publicado nas redes sociais.

Em entrevista ao POP Mais, a vereadora detalhou que foi a única parlamentar impedida de subir no trio onde estava a deputada federal, Talíria Petrone, também do PSOL.

“O que aconteceu foi o seguinte. Os critérios para subir no trio eram ser parlamentar que tivesse construindo a frente ampla contra a PEC da Blindagem. Só que chegando lá, quem estava na coordenação do trio era um setor político da assessoria da deputada federal Talíria Petrone. Quem estava me barrando era o pai dos filhos dela. Depois que me coloquei pré-candidata da deputada federal, esse setor começou a me perseguir. Todos os vereadores subiram no trio. Eu fui a única que fui proibida”.

Durante o ato, manifestantes gritaram “Sem Anistia” e “Viva a Democracia”, em repúdio à PEC que limita a abertura de processos criminais contra parlamentares sem autorização das casas legislativas.

Assista ao vídeo

Benny Briolly também destacou a importância da unidade política e da representatividade.

“Nós precisamos de uma esquerda que, de fato, seja unificada para derrubar o fascismo, para derrubar o bolsonarismo, para derrubar a PEC da Blindagem, que representa um retrocesso histórico para o povo negro, para os LGBTs, para o povo pobre, favelado, que representam um retrocesso na jovem democracia brasileira. Em corpos que se representam e se colocam como o meu, isso é um absurdo, é uma barbaridade”.

Apesar de não ter conseguido subir ao trio, a vereadora afirmou ter permanecido junto do público presente na orla, onde se sentiu acolhida.

“Recolhi-me e fiz o que sempre faço: fiquei onde sou querida, que é junto do meu povo. Das ruas, da minha gente. Fiquei aqui embaixo, na rua, porque sei que aqui sou querida, sou abraçada”, finalizou.

O que diz a deputada Talíria Petrone

Procurada, a assessoria da deputada Talíria Petrone afirmou que a parlamentar esteve no carro de som durante todo o ato e até o fim da fala da deputada Benedita da Silva, que encerrou o momento político do evento.

“Por isso, não tomou conhecimento do episódio ocorrido com a vereadora. Ela também não soube da questão envolvendo o pai de seus filhos e a vereadora”, disse a assessoria.

A mobilização reuniu cerca de 41,8 mil pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP, e contou com apresentações de grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Djavan.

Written By

Jornalista premiado e especialista em entretenimento, já entrevistou grandes nomes da música, da TV, do teatro e do cinema, como Anitta, Ludmilla, Maria Rita, Roberto Carlos e Taís Araújo. Também cobriu eventos nacionais, como Festival do Rio, Prêmio Grande Otelo e Festival LED, além de internacionais, como BRICS e G20, e conversou com ministros, incluindo a ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, sempre trazendo um olhar afiado sobre cultura, política e entretenimento.

Últimas notícias

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas redes sociais.

Famosos

Cantora e criador de conteúdo sul-coreano surpreendem fãs ao dividirem o palco diante de mais de 350 mil pessoas, após interação que viralizou nas...

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto. Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Famosos

Socialite escorrega ao deixar baile de Carnaval no Copacabana Palace, é atendida no local e tranquiliza após susto.

Notícias

Marca símbolo de status nos anos 2000 enfrenta crise judicial e acusações de manobras fiscais.

Música

Clarinetista francês foi pioneiro do free jazz na Europa e construiu carreira marcada pela versatilidade e parcerias com grandes nomes da música contemporânea.

Famosos

Victor Alexandre, filho de Carla Perez e Xanddy, conciliou treinos intensos com a despedida do trio da mãe no Carnaval de Salvador.

Famosos

Filho de David e Victoria Beckham, o músico celebrou o Valentine’s Day com fotos ao lado da cantora brasileira Jackie Apostel e emocionou fãs...

Veja também

Famosos

A cantora Simony voltou aos holofotes, desta vez por um assunto judicial. A artista está sendo processada pela Rede D’Or São Luiz por uma...

Famosos

O cantor Zé Felipe, de 27 anos, surpreendeu os seguidores ao revelar um detalhe curioso sobre suas preferências pessoais. Filho do sertanejo Leonardo e...

Realities

O participante Big Brother Brasil 26 voltou ao centro das atenções após um momento íntimo exibido pelas câmeras do reality repercutir intensamente nas redes...

Adulto

Antes de se tornar um dos brasileiros mais comentados no universo das plataformas adultas, Diego Barros era apenas um jovem de Araçatuba, no interior...