O Google, por meio do YouTube, quer mudar a forma como o mundo assiste ao Oscar. Fontes ouvidas pela Bloomberg confirmaram que a gigante da tecnologia iniciou conversas com a Academia sobre os direitos de transmissão da maior premiação do cinema mundial.
Nos últimos anos, o YouTube tem investido pesado em eventos ao vivo, exibindo jogos da NBA e até uma partida por rodada da NFL. Agora, a ideia é levar essa experiência para o tapete vermelho de Hollywood, mas ainda sem garantia de que o negócio se concretize.
“Isso não significa que o YouTube garantirá os direitos (para 2026). O evento será exibido na ABC pelo menos até 2028, e a Academia do Oscar está em negociações”, explicou a Bloomberg.
Além disso, o YouTube enfrenta concorrência forte: algumas empresas que podem oferecer tanto emissoras abertas quanto serviços de streaming e pelo menos três concorrentes são donos de grandes estúdios de cinema, que ainda priorizam a experiência nos cinemas.
Se tudo der certo, o Oscar de 2026 terá suas indicações anunciadas no dia 22 de janeiro e a cerimônia marcada para 15 de março. Entre os filmes brasileiros na disputa, “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, segue como um dos favoritos a pelo menos uma indicação.
Enquanto o tapete vermelho segue sendo o mesmo, o jeito de assistir pode ganhar um upgrade digital, e dessa vez, pelo YouTube.











































