Notícias

Disputa pela ‘marca’ Lagoinha expõe racha na família Valadão e abala estruturas da igreja; entenda briga

Por Redação |

Disputa pela ‘marca’ Lagoinha expõe racha na família Valadão e abala estruturas da igreja; entenda briga
Foto: Reprodução

Crise na Igreja Lagoinha! A instituição religiosa enfrenta uma fase turbulenta e com a dinâmica da congregação afetada pelas disputas familiares a dinâmica interna da congregação. O racha da família Valadão se intensificou após uma ação judicial movida pelo pastor André Valadão, atual líder global da Igreja Batista da Lagoinha, contra o cunhado Felippe, que lidera as igrejas Lagoinha de Niterói. Entenda abaixo.

Origem da igreja da Lagoinha

Criada em 1957, a Igreja Batista Lagoinha foi liderada por Márcio Valadão, o patriarca da família e responsável pela expansão da congregação ao longo de 50 anos. Com centenas de unidades pelo Brasil e pelo mundo, a igreja também é dona de uma emissora de televisão e uma rádio, que promove os cultos em programações cristãs.

Quem é quem na Família Valadão?

Márcio Valadão é casado com Renata Valadão e pai de Ana Paula, André e Mariana Valadão, e ambos atuam no cenário gospel, seja como cantores ou ministrando cultos.

Em 2022, Márcio viralizou ao anunciar a morte de Guilherme de Pádua, assassino confesso da atriz Daniella Perez, filha de Gloria Perez.

Mariana Valadão e o marido, Felippe Valadão. Ele adotou o sobrenome da família da esposa — Foto: Reprodução/Instagram

Pouco após a repercussão do vídeo, André, que atua como pastor em Orlando, assumiu o comando da Lagoinha Global. No episódio mais recente da disputa familiar, André entrou com uma ação de danos morais e outros prejuízos contra Felippe Valadão, que adotou o sobrenome da família ao se casar com Mariana Valadão, irmã de André.

Origem da briga na família Valadão?

De acordo com o jornal Diário de S. Paulo, André Valadão alega uso indevido do nome ‘Lagoinha’ que, segundo ele, é uma marca registrada e amplamente reconhecida no cenário religioso brasileiro. André pediu uma indenização e tentou impedir Felippe de usar o nome “Lagoinha” em suas congregações.

Na outra ponta da família, a cantora gospel Ana Paula Valadão — outra irmã de Mariana e André, se posicionou em defesa de Felippe e contra o irmão. Ao falar sobre o assunto durante uma pregação virtual, ela teve a transmissão cortada dos canais oficiais da igreja, o que ligou o alerta da comunidade gospel sobre o clima tenso dos bastidores.

Ana Paula tem apoiado publicamente Felippe e sua irmã, Mariana, em relação à ação movida por André. Nas redes, o apoio à irmã parece ter gerado ainda mais distanciamento dentro da família Valadão.

Ana Paula Valadão e o marido, o pastor Gustavo Bessa — Foto: Reprodução/Instagram

O pastor Gustavo Bessa, marido de Ana Paula, também lamentou o corte na pregação feita pela mulher, afirmando que a mensagem da esposa era “poderosa” e “confrontadora”.