Ainda hoje – mas mais antigamente – a queda de cabelo é um dos fatores de mais impacto para quem se trata contra um câncer. Preta Gil, diagnosticada com um tumor severo no intestino, aos 48 anos de idade, mostrou nesta terça-feira (9) sobre cuidados capilares que ela está tendo para evitar e frear a queda dos fios durante a quimioterapia.
“Caiu muito (o cabelo), mas o que sobrou a gente cuida”, disse ela, em tom animado, pelas redes sociais. A cantora está, neste momento, em São Paulo para sessões de radioterapia e quimioterapia oral.
De acordo com o barbeiro Josiel Schaper, eleito por site especializado o melhor do Brasil em 2019, atualmente há ferramentas da indústria da beleza capazes de quase zerar a queda de cabelo mesmo durante o tratamento da doença.
“Hoje em dia se criam protocolos associados da famosa touca que ‘esfria’ a cabeça junto a terapias tópicas, com aplicação de produtos específicos em concentrações mais altas, que podem manter esse aspecto que a gente sabe que afeta tanto, principalmente mulheres, quem trata a doença”, diz Josiel.
Segundo o especialista, que atualmente também faz ações filantrópicas para pacientes que passam pela mesma situação até com doação de cestas básicas e outros itens de sobrevivência, o segredo está na conscientização e na calma – por mais que possa ser duro durante o processo.
“Quem se submete a uma quimioterapia, radioterapia, depois os tratamentos orais… A pessoa já fica muito abalada em todos os sentidos da palavra. Realizar um procedimento desse para evitar a queda não é 100%, então tem que ter essa consciência sempre, porque a pessoa busca o cuidado capilar com essa expectativa. Conscientizar sobre isso e fazer o melhor é o que podemos fazer”, reitera.
E termina: “Mas esses ativos, se não param, freiam bastante a queda de cabelo e são à base, basicamente, de pantenol e afins, patentes de marcas específicas que cuidam disso, pode ser associado a hidratação, nutrição e reposição de fibras e uma série de outros tratamentos que vão profundamente agir do couro cabelo para fora e vice-versa”.