Evaristo Costa, 44 anos, usou as redes sociais para compartilhar uma experiência pessoal delicada. Diagnosticado com doença de Crohn, o jornalista revelou que passou por diversos constrangimentos ao longo da vida por não ter sua condição compreendida.
Em um vídeo, o ex-âncora explicou a importância do cordão de girassóis, acessório que passou a usar recentemente e que simboliza doenças ocultas. “A lista é enorme de doenças não aparentes, como, por exemplo: surdez, epilepsia, diabetes, esclerose múltipla, as doenças crônicas, como a doença de Crohn, que é o que eu tenho”, disse.
O apresentador destacou que a doença traz sintomas difíceis de lidar no dia a dia. “Entre eles, a diarreia quase involuntária. Não é ir uma vez, duas vezes ao banheiro. É ir vinte, trinta, quarenta vezes”, relatou.
Evaristo contou que, em situações comuns, já enfrentou grandes constrangimentos. “Eu já precisei ir correndo no banheiro do avião e tinha uma fila, eu não consegui passar na frente. Constrangimento enorme, não preciso dizer o que aconteceu”, recordou.
Em outra ocasião, o jornalista disse ter sido impedido de usar o banheiro de um restaurante. “O segurança disse que eu não poderia usar, só se eu consumisse. Eu perguntei: posso usar o banheiro e depois consumir? Ele falou: não, primeiro você tem que consumir. Mais um constrangimento”.
Segundo Evaristo, o cordão de girassóis pode facilitar a comunicação de quem tem doenças invisíveis e precisa de cuidados. “Ninguém precisa usar esse cordão para ter os seus direitos garantidos, o uso é opcional, mas ele ajuda a comunicar rápido”, concluiu.










































