O ex-treinador do Internacional, Ramón Díaz, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de uma declaração considerada discriminatória durante uma entrevista coletiva. A decisão foi tomada pela Terceira Comissão Disciplinar do tribunal, que aplicou ao técnico argentino uma suspensão de seis partidas e multa no valor de R$ 50 mil.
O julgamento ocorreu na última sexta-feira (30) e foi definido em primeira instância. Ainda cabe recurso ao Pleno do STJD. Como Ramón Díaz está sem clube desde que deixou o Internacional, em 29 de novembro do ano passado, a pena fica “pendente” — ou seja, só será cumprida caso ele volte a trabalhar em uma equipe do futebol brasileiro.
A punição se baseia no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata da “prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou pessoa com deficiência”.
Entenda o caso
A declaração que motivou o processo foi dada após o empate do Internacional com o Bahia, no início de novembro de 2025. Na ocasião, Ramón Díaz criticou duramente a arbitragem pela anulação de um gol marcado por Carbonero. O árbitro Lucas Paulo Torezin havia validado o lance em campo, mas, após revisão do VAR, anulou o gol por falta na origem da jogada.
Durante a coletiva, o então treinador colorado afirmou:
“Tenhamos muito cuidado, que o clube tenha muito cuidado com os árbitros. Com o que aconteceu hoje. Já passou uma partida em que Romero fez o gol e também o anularam. Não pode ser que, em um clube tão importante, aconteça isso. Porque foi incrível. O futebol é para homens, não é para meninas, é para homens.”
A fala repercutiu negativamente e foi enquadrada pelo STJD como de cunho discriminatório. Após a repercussão, Ramón Díaz se manifestou publicamente, reconheceu o erro e pediu desculpas pela declaração.
Agora, o treinador aguarda a possibilidade de recorrer da decisão enquanto segue sem vínculo com clubes no Brasil.











































