Nesta sexta-feira (25), Anitta chegou ao topo do ranking global das músicas mais ouvidas no Spotify. Com mais de 6 milhões de reproduções na faixa “Envolver”, a brasileira desbancou nomes como Justin Bieber, Dua Lipa, Ed Sheeran e Lil Nas X.
O feito histórico para a música nacional, no entanto, ainda não deve afetar de forma consistente o mercado fonográfico brasileiro. É o que aponta o especialista André Izidro, CEO & Fundador da Atabaque, agência de estratégia musical.
“O mercado brasileiro gira muito em torno de si mesmo, em geral, 80% do que toca no Brasil é de música brasileira. E com essa força o Brasil está no top 5 global em questão de quantidade de plays e acabou de fechar o relatório global de 2021 em que em termos de receita o país está em 11º. Basicamente, para o mercado brasileiro de música não muda muito”, diz André, que já trabalhou na Som Livre, KondZilla e Globo.
Anitta não é a musicista brasileira a tentar carreira no exterior, nomes como Sandy & Junior e Claudia Leitte já conseguiram algo, embora em menor escala, no passado. Porém, Izidro destaca que esforço para emplacar uma carreira consistente fora do país é algo que, por si só, pode acabar com os planos de quem o almeja. “Vários artistas brasileiros já tentaram criar uma carreira internacional, mas isso, em geral, demanda muito esforço e foco no exterior e com isso você acaba pausando o seu desenvolvimento no Brasil. A Anitta é determinada, focou no exterior, investiu energia e está colhendo os frutos”, disse.
“Envolver” ganhou as paradas do Spotify após um fã compartilhar um vídeo no TikTok onde Anitta aparece dançando a coreografia da música em um show. “Viral não tem fórmula, ainda bem, né? Mas como eu sempre digo, se você tem um time preparado que tem mapeado tudo que está acontecendo e está sempre buscando como potencializar oportunidades, isso facilita muito o caminho. Hoje o digital traz muitas métricas, se você identifica uma tendência com antecedência e cria uma estratégia em cima disso, você tem mais chance de ser protagonista e fazer dar certo. E “Envolver” pra mim é sobre isso”, diz André.
Com ampla experiência no mercado musical, André Izidoro ainda falou sobre como “Envolver” impacta o caminho de Anitta no mercado norte-americano. “Em relação a colocar ela em evidência nos Estados Unidos, isso sem dúvida é o seu maior ganho, ela já vem realizando grandes feats, trabalhando bem a carreira, trocou de empresariamento por lá recentemente pensando no crescimento, alcançou grandes feitos de imprensa como a ida no Jimmy Fallon e vem preparando com cuidado o lançamento do novo álbum, uma conquista dessa pouco antes do lançamento é perfeito para o álbum chegar quente”, finalizou.














































