Música

“Ferida Viva” Duo 2DE1 lança álbum com resgate das angústias e lutas da juventude atual

“Sinto vir vindo no vento o cheiro da nova estação. Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração”. Composta em 1976 por Belchior, em meio à ditadura militar, a canção Como Nossos Pais retrata a desilusão de uma juventude reprimida. Quatro décadas depois, o sentimento angustiado do artista pode ser visto também na juventude atual, assim como a esperança e a luta por mudanças que surgem como um fôlego para continuar seguindo.

Imersos nesse significado, o duo 2DE1 resgata sua essência mais íntima para o lançamento do novo álbum, Ferida Viva, que traz canções sinceras e profundas que simbolizam a nova fase da dupla. O novo trabalho representa a intensidade da vida real, a luta diária que nos coloca a frente de questões como solidão, amadurecimento, sentimentos, sexo, ansiedade, relações pessoais e o cenário atual da sociedade. O show de lançamento de Ferida Viva acontece no dia 8 de novembro, no Teatro Viradalata em São Paulo, com participações especiais de Jup do Bairro e Natália Noronha.

"Ferida Viva" Duo 2DE1 lança álbum com resgate das angústias e lutas da juventude atual

Foto: Gustavo Dantas/Rudá Melo

Ferida Viva traz os irmãos gêmeos Fernando e Felipe Soares de forma crua, transparente e com sentimentos à flor da pele, deixando evidente a conexão que os une. “É como se estivéssemos voltando para a nossa origem, onde tudo começou. Falamos sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre o coletivo como um todo. É a consciência de que para ser livre, é preciso continuar lutando”, conta Felipe.

Como um grito de socorro, a faixa que abre o disco, Meus Amigos, retrata a ameaça e violência contra os LGBTQ+, sendo a motivação para a criação do álbum, que também questiona o momento político atual do Brasil. “Sentimos que precisávamos gritar sobre o que está acontecendo aqui. O álbum é a nossa melhor maneira de falar sobre isso e, de alguma forma, incentivar as pessoas a falarem também para que possamos lutar juntos”, completa Fernando.

Pacto de Sangue, faixa 2, ganhou recentemente um clipe. A canção foi composta para simbolizar a conexão entre os irmãos gêmeos, que se entregam de forma crua e transparente nesse novo trabalho.

O disco, que traz toques de R&B e MPB, teve direção e produção realizada por Felipe e direção criativa por Fernando, fatores que garantiram um resultado final ainda mais genuíno artisticamente. A artista Jup do Bairro faz uma participação especial na canção Caju, que metaforicamente aborda a fetichização de corpos trans, além da falta de responsabilidade afetiva. Natália Noronha, vocalista da banda Plutão Já Foi Planeta, participa em dueto da música Desencontro, que representa os relacionamentos amorosos e de que maneira nós nos desencontramos ao projetar no outro uma idealização pessoal. Ferida Viva também traz canções como Pacto de Sangue, letra escrita sobre a conexão e cumplicidade vividas pelos irmãos, e Rainha, que simboliza todos os aprendizados de Fernando com Triz, personificação de sua drag queen presente nos palcos do disco anterior, Transe, e que agora abre espaço para um Fernando despersonificado, simbolizando essa mistura andrógina que Triz trouxe para sua vida.

Escute:



SOBRE 2DE1

Dois irmãos e uma infinitude de sons. Assim se mostra o duo 2DE1, formado pelos irmãos gêmeos Fernando e Felipe Soares. O primeiro álbum da banda, Transe, se destaca pela sonoridade brasileira e envolvente já característica da dupla. São 10 faixas apaixonantes, criadas a partir de uma mistura fluida que desliza do pop ao blues, passando também pela MPB, o eletrônico e o jazz. Amor livre e a liberdade para ser você mesmo são os dois pilares do álbum, que tem como objetivo incentivar a luta pela aceitação.

De Transe para Ferida Viva, 2DE1 mostra a evolução musical e pessoal a partir da sonoridade e das letras das canções, com um caminho até a conexão com a sua própria essência. A trajetória carrega consigo um ponto de conexão que representa o duo: a busca diária pela liberdade interna e externa e os receios e alegrias que ela pode despertar.

 

SERVIÇO

2DE1 em São Paulo: Lançamento Ferida Viva

Data: 8 de novembro

Horário: 21h

Local: Teatro Viradalata (Rua Apinajés, 1387 – Sumaré, São Paulo)

Valor: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/62903/d/74679