Bizarro: filme sobre a morte de um Papa foi lançado meses antes do acontecimento real; veja
Filmes & Séries

Bizarro: filme sobre a morte de um Papa foi lançado meses antes do acontecimento real; veja

'Conclave' chegou aos cinemas em outubro de 2024, mas só foi lançado no Brasil três meses depois.

filme conclave morte papa francisco
Frame do filme ‘Conclave’ – Crédito: Divulgação

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu na madrugada desta segunda-feira (21), conforme informado pelo Vaticano. O falecimento ocorreu após um longo tratamento para um quadro respiratório grave, que o deixou internado entre fevereiro e março. Em meio ao luto, um assunto chamou a atenção dos internautas.

O longa ‘Conclave’, lançado em 2024, chegou aos cinemas poucos meses antes da internação de Francisco. A produção, assim como o nome sugere, mostra um conclave — a reunião do colégio de cardeais da Igreja Católica organizada após a morte de um Papa para eleger um novo pontífice.

Bizarro: filme sobre a morte de um Papa foi lançado meses antes do acontecimento real; veja
Papa Francisco caminhando no Vaticano. — Crédito: Filippo MONTEFORTE / AFP

O filme, aclamado pela crítica, foi uma das produções com mais indicações ao Oscar em 2025. Curiosamente, o papa deu entrada no hospital durante temporada de premiações deste ano.

O que narra o filme Conclave?

A trama é baseada no livro de Robert Harris e é totalmente ficcional, em especial nas disputas e artimanhas dos diversos cardeais candidatos para buscar se tornarem a principal figura da Igreja Católica na votação.

Semelhanças com a vida real

A obra é marcada por muitos elementos que também são vistos na vida real. O local onde os cardeais se hospedam, a Domus Sanctae Marthae, foi recriada bem próximo da realidade para o filme. Além disso, o local é realmente aonde eles fazem as refeições conjuntamente e são transportados de ônibus para as sessões de votação.

Outro ponto que também aparece no longa e é verídico, é que todos os votantes ficam presos e são proibidos de ter acesso ao celular e outros documentos (inclusive jornais), além de conversas com qualquer pessoa fora do processo diretamente.

Bizarro: filme sobre a morte de um Papa foi lançado meses antes do acontecimento real; veja
Ralph Fiennes em cena de ‘Conclave’ — Crédito: Divulgação

Outra realidade exibida na produção é que o processo de seleção na Capela Sistina diante da visão do ‘Juízo Final’, de Michelangelo. Assim que os votos, anônimos, são lidos, eles são queimados. O filme também mostra que apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar e serem votados – o que acontece também na vida real.

As rodadas de votação são contínuas e podem durar muito tempo. Isso porque, para se tornar papa, o cardeal precisa ter dois terços dos votos – assim como em ‘Conclave’. A escolha é anunciada quando a chaminé da capela solta a fumaça branca. Se for preta, é porque a decisão ainda não ocorreu.

Há ainda outro ponto de verdade no filme que retrata o ritual pós-morte do papa, onde o quarto do pontíficie é realmente lacrado e seu anel destruído.

Logo Portal Pop Mais
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.