A atriz Florinda Meza revelou que a Globo estaria interessada em fazer a aquisição dos direitos do seriado “Chaves”, produzido pela Televisa. A proposta na época foi com o protagonista Roberto Bolaños, o próprio Chaves.
As negociações foram feitas direto com o ator, esposo da personagem Dona Florinda. Em entrevista a um programa mexicano, Meza disse que a emissora carioca procurou Roberto em 1996 para comprar os direitos de produção.
Seriam US$ 10 milhões, com uma parceria que iria durar por uma década. “A Globo veio em 1996. Eles sabiam que em 2000 os direitos venceriam e vieram falar com Roberto e ofereceram US$ 10 milhões por 10 anos. Em 1996, era um valor altíssimo!”, revelou Florinda.
A recusa veio por parte de Bolaños, que por sua vez alegava que não abriria mão da Televisa, produtora mexicana. A ideia da Globo era criar novos personagens com base em Chespirito.
O seriado “Chaves” foi um sucesso absoluto no SBT, incomodando bastante a rival do Rio de Janeiro. Em julho de 2020, a parceria entre Roberto e a Televisa havia sido encerrada depois de duas décadas. Em 2021, a transmissão foi encerrada em todo o mundo.