A Globo colocou em estudos a criação de um novo telejornal local nas filiais e afiliadas da emissora em todo o país. A emissora partiu da decisão de implementar avaliações sobre a chegada de mais um noticiário na grade, atendendo a uma demanda das emissoras. E não é por qualquer motivo. A razão seria para bater de frente com a Record e a Band.
As empresas parceiras da líder do mercado falam dos desafios dos policialescos na transição da faixa vespertina para o horário nobre, como é o caso do ‘Cidade Alerta‘ na Record e do ‘Brasil Urgente’ na Band. O SBT não chega a ser um encosto, já que vem declinando ao quarto lugar com novelas mexicanas.
Se a direção der sinal verde para as afiliadas derem start a um quarto jornal local, a programação sofreria ajustes para se adaptar as mudanças. Com a atual programação, o noticiário ficaria entre o intervalo da Sessão da Tarde e do Vale a Pena Ver de Novo.
Possivelmente, a grade ficaria assim:
18h50 – Novela III
19h35 – Praça TV 2ª Edição
19h50 – Novela IV
20h40 – Jornal Nacional
21h40 – Novela V
Nas quartas de futebol, o Vale a Pena teria apenas um bloco de 25 minutos, seguindo a programação.
Pelos corredores, há possibilidade da Globo ampliar o espaço destinado para suas afiliadas. O mercado já foi avisado para possíveis mudanças na programação. E há preocupação para isso. A nova dinâmica evitaria naufrágio de algumas emissoras regionais que são deixadas na lama pela Record ou SBT.