Televisão

Globo perde grandes nomes do entretenimento, jornalismo e esporte em menos de um ano

Globo perde grandes nomes do entretenimento, jornalismo e esporte em menos de um ano
Foto: Reprodução

Em um rápido balanço com o primeiro semestre deste ano, a Globo perde grandes nomes da casa no jornalismo, do esporte e do entretenimento. A que se explica tantas baixas na emissora?

Lembrando que agora, a organização passa a exercer contrato por serviço e não mais por exclusividade. Os que ainda possuem essa modalidade de contrato não serão renovados a partir de 2025.

Diversos setores

Grandes nomes do jornalismo já não integram mais o escalão na Globo, como é o caso de Chico Pinheiro e Carlos Tramontina. Pinheiro e a emissora carioca vinham tendo dificuldades em sua relação, principalmente com vazamentos de áudios em apoio ao ex-presidente Lula. O então parceiro de Ana Paula Araújo deixou a Globo após 32 anos.

Já segundo o canal da família Marinho no caso Tramontina, a emissora divulgou que a decisão foi em comum acordo. Com última função como apresentador do “SPTV 2ª Edição”, o jornalista prestou 43 anos de casa. Lembrando que o intervalo de tempo entre a demissão de Tramontina e Chico foi de apenas três dias.

Michelle Barros por sua vez, pediu demissão da Globo depois de 12 anos. Em entrevista ao programa “Sensacional” na RedeTV, ela dizia que era uma decisão que ela vinha querendo fazer. Barros não foi sequer citada nas diversas mudanças feitas pelo canal este ano, o que motivou ao pedido de saída da Globo.

No entretenimento

Mais nomes foram dispensados da Globo, e no setor de entretenimento a situação não foi diferente. Sendo eles Fabiana Karla, Malvino Salvador. Os atores não tiveram seus contratos renovados, abrindo espaço para contração por plataformas de streaming, que estão de olho nas baixas da Globo.

Um outro destaque é a saída da jornalista e apresentadora Fátima Bernardes do “Encontro”. Neste segundo semestre, ela passa a apresentar o “The Voice Brasil”. Apesar disso, segundo revelou o site Notícias da TV, Fátima seguiram no canal, entretanto sem projetos definidos a partir de 2023.

A esposa do diretor de entretenimento da Globo, Ana Furtado, também anunciou sua saída da emissora. Com mais de duas décadas de casa, Ana não tinha projetos confirmados após sua saída do “É de Casa”, além de ser uma decisão que ela queria tomar há mais tempo.

Fora de campo

O esporte não passou batido e Galvão Bueno não fará mais parte da Globo após a transmissão dos jogos da Copa do Mundo no Catar. O evento trará consigo a despedida do profissional da casa. Outro nome é Walter Casagrande. Mas desta vez, a situação é tratada como “comum acordo” de demissão após 25 anos  presente nas telas da TV Globo e SporTV com cobertura esportiva.

Segura na corda

William Bonner tem situação inversa. E dessa vez a Globo planejou diversas estratégias para segurar o jornalista na emissora durante e após o período eleitoral. Conforme noticiado no Observatório da TV, Os apresentadores do Jornal Nacional tiveram contratos renovados até 2025.