POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Televisão

Visando economizar, Globo renova contrato com FIFA para transmitir Copa do Mundo sem exclusividade

Galvão Bueno e Luis Roberto
Foto: Divulgação/Redes Sociais - TV Globo

A Globo já está com os direitos garantidos para a transmissão da Copa do Mundo de 2026, que será sediado em três países: México, Estados Unidos e Canadá. A novidade do contrato com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) é a não adesão de exclusividade.

Com isso, ficará aberto o espaço para outras emissoras, como é o caso da Band e do SBT em comprar os direitos de transmissão do mundial. Dentre as duas, o SBT é quem melhor se beneficia com competições internacionais, a exemplo da Libertadores.

Desde o ano passado, a emissora carioca abriu mão da exclusividade do evento na internet. Este ano, o canal na Twitch do Casimiro realiza a transmissão dos jogos da Copa do Mundo do Catar.

Na apuração do site Notícias da TV, o canal seguirá a parceria com a federação semelhante ao modelo com o Comitê Olímpico Internacional, que possui contrato até 2032, sem exclusividade na TV e na internet, dando espaço a outros veículos de transmitirem os Jogos Olímpicos.

A atual parceria entre Globo e FIFA assinada em 2015 vale a quantia de US$ 90 milhões. Em função da crise na economia em 2020, a organização pediu a suspensão da anuidade, e conseguiu regularizar seus pagamentos com a federação no ano passado.

Troca de favores

Com a renegociação de dívidas entre a emissora do Rio de Janeiro e a Federação Internacional de Futebol, ficou acertada a quebra de exclusividade de transmissão do evento, dando a liberdade de outras emissoras de TV e na internet de exibir a Copa do Mundo.

Com isso, a partir de 2026 com o torneio sediado em três países e novo formato, contando com 48 equipes disputando entre si em 80 jogos, ficará opcional a exibição de todas as partidas. Caso aconteça, não será algo exigido por contrato.

Direto da Federação

Agora, quem desejar exibir os jogos da Copa do Mundo a partir de 2026 poderá negociar diretamente com a FIFA, e não com a atual detentora de direitos. Isso se deve ao fato da Globo abrir mão dos direitos com exclusividade na TV e na internet. Com isso, a Band poderá voltar a campo no mundial que não exibe desde 2014, quando o evento aconteceu no Brasil.

Outros eixos

A nova modalidade de parceria entre a entidade futebolística e a líder de audiência se aplica a Copa do Mundo de Futebol Feminino. A próxima edição do evento acontece no próximo ano, com dois países sede: Nova Zelândia e Austrália.

Avatar photo
Written By

Conteúdo produzido pela equipe de jornalismo do Portal POP Mais, sob supervisão editorial.

Anúncios

Veja também

Realities

Matheus Moreira, participante do Big Brother Brasil 26, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após um momento inesperado exibido pelas câmeras...

Famosos

João Guilherme mostrou que pode até perder a amizade de um irmão, mas não perde a piada. O ator deixou um comentário sugestivo em...

Realities

Um momento inusitado no Big Brother Brasil 26 chamou a atenção do público e movimentou as redes sociais. Durante um banho na casa, Paulo...

Música

O Grammy Awards é um dos eventos mais relevantes da indústria fonográfica mundial, homenageando artistas, produtores e profissionais técnicos pelos trabalhos lançados entre agosto...

Famosos

Interação acontece dias após cantora citar o ex em prévia de nova música e reacende especulações entre fãs.

Música

68ª edição do Grammy Awards acontece neste domingo (1º), em Los Angeles, com apresentações de grandes estrelas e presença brasileira na disputa.

Famosos

Antes da entrega dos prêmios, artistas desfilaram no tapete vermelho da 68ª edição do Grammy Awards, em Los Angeles.

Groover

A cantora e compositora brasileira Ana Luísa Ramos lançou a versão ao vivo de “Clareia”, uma das faixas mais emblemáticas de sua discografia. Gravada...