Televisão

Visando economizar, Globo renova contrato com FIFA para transmitir Copa do Mundo sem exclusividade

Visando economizar, Globo renova contrato com FIFA para transmitir Copa do Mundo sem exclusividade
Foto: Divulgação/Redes Sociais – TV Globo

A Globo já está com os direitos garantidos para a transmissão da Copa do Mundo de 2026, que será sediado em três países: México, Estados Unidos e Canadá. A novidade do contrato com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) é a não adesão de exclusividade.

Com isso, ficará aberto o espaço para outras emissoras, como é o caso da Band e do SBT em comprar os direitos de transmissão do mundial. Dentre as duas, o SBT é quem melhor se beneficia com competições internacionais, a exemplo da Libertadores.

Desde o ano passado, a emissora carioca abriu mão da exclusividade do evento na internet. Este ano, o canal na Twitch do Casimiro realiza a transmissão dos jogos da Copa do Mundo do Catar.

Na apuração do site Notícias da TV, o canal seguirá a parceria com a federação semelhante ao modelo com o Comitê Olímpico Internacional, que possui contrato até 2032, sem exclusividade na TV e na internet, dando espaço a outros veículos de transmitirem os Jogos Olímpicos.

A atual parceria entre Globo e FIFA assinada em 2015 vale a quantia de US$ 90 milhões. Em função da crise na economia em 2020, a organização pediu a suspensão da anuidade, e conseguiu regularizar seus pagamentos com a federação no ano passado.

Troca de favores

Com a renegociação de dívidas entre a emissora do Rio de Janeiro e a Federação Internacional de Futebol, ficou acertada a quebra de exclusividade de transmissão do evento, dando a liberdade de outras emissoras de TV e na internet de exibir a Copa do Mundo.

Com isso, a partir de 2026 com o torneio sediado em três países e novo formato, contando com 48 equipes disputando entre si em 80 jogos, ficará opcional a exibição de todas as partidas. Caso aconteça, não será algo exigido por contrato.

Direto da Federação

Agora, quem desejar exibir os jogos da Copa do Mundo a partir de 2026 poderá negociar diretamente com a FIFA, e não com a atual detentora de direitos. Isso se deve ao fato da Globo abrir mão dos direitos com exclusividade na TV e na internet. Com isso, a Band poderá voltar a campo no mundial que não exibe desde 2014, quando o evento aconteceu no Brasil.

Outros eixos

A nova modalidade de parceria entre a entidade futebolística e a líder de audiência se aplica a Copa do Mundo de Futebol Feminino. A próxima edição do evento acontece no próximo ano, com dois países sede: Nova Zelândia e Austrália.