Uma guia turística italiana, identificada como Giovanna Maria Giomarino, de 56 anos, faleceu na última terça-feira (19) durante uma visita ao Coliseu, em Roma. O incidente ocorreu por volta das 18h (horário local) quando, após subir uma escadaria, a mulher perdeu a consciência e caiu.
Equipes de emergência foram acionadas e tentaram reanimá-la no local, mas o óbito foi confirmado. Embora os socorristas tenham declarado que a morte foi causada por causas naturais, sindicatos locais levantaram a hipótese de que a causa tenha sido insolação ou um ataque cardíaco.

Em nota, a Confederação-Geral Italiana do Trabalho (Cgil) de Roma e Lazio lamentou o ocorrido e criticou a administração do Coliseu por não suspender as atividades após a tragédia. Segundo o sindicato, a decisão de reabrir o monumento imediatamente demonstrou que o sentimento de condolências não prevaleceu sobre a programação do local.
“Enquanto aguardamos o esclarecimento da causa da morte, a começar pelo ritmo de trabalho e pela temperatura, Giovanna Maria é um nome que se junta à longa lista de pessoas que perderam a vida no trabalho e nos responsabiliza por manter os holofotes sobre as condições de trabalho no mundo cultural, que precisam necessariamente mudar e melhorar”, alertou.









































