O ano de 2022 para a televisão brasileira foi de queda nos percentuais de participação e de Ibope em todo o Brasil. É o que mostra o levantamento feito pela coluna do jornalista Ricardo Feltrin, do portal UOL.
O total de TVs ligadas 24h por dia declinou em 4%. Já a participação desses televisores recuou em 10%. Ou seja, de cada 100 televisores, 10 deixaram de acompanhar a TV aberta.
O crescimento no consumo de internet através de redes sociais de sucesso no Brasil, como é o caso de Instagram e TikTok, ocasionaram a fuga do público em relação ao acompanhamento de diversas atrações na televisão aberta.
YouTube e outras plataformas de vídeo, como Netflix e Prime Vídeo, também apresentaram alta em seus percentuais em 16% somente no ano anterior. A participação dessas redes sociais aumentou de 17% para 19,8%.
Outros 20% deixaram de ver televisão por assinatura. A TV paga é a que mais sofre, já que a pontuação é bem menor com relação a um canal de TV aberta. Apesar disso, tem emissora fazendo audiência de emissora da TV paga: a RedeTV!.
A Band foi a que mais cresceu. A emissora do Morumbi aparece com alta de 8%. Em seguida vem a Globo, com incremento de 5%. Na contrapartida, a RedeTV! caiu em 24%.