Música

Entrevista: IZA fala sobre o conceito de “Fé”: “Eu queria que as pessoas fossem a grande mensagem do clipe”

Entrevista: IZA fala sobre o conceito de “Fé”: “Eu queria que as pessoas fossem a grande mensagem do clipe”
Foto: Guilherme Nabhan

Na última quarta-feira (1º), IZA conversou com jornalistas a respeito do seu novo single, “Fé”. A canção, lançada nesta quinta (2), acaba de ganhar videoclipe dirigido por Felipe Sassi. Composta pela própria artista ao lado de Sérgio Santos, Pablo Bispo, Ruxell, Lukinhas, Henrique Bacellar, Junior Pierro e Fabinho Negramande, a letra fala um pouco sobre a trajetória da cantora desde a infância, as batalhas que travou e a gratidão por tudo o que conquistou.

Quando eu ouvi o refrão eu achei fod*, porque todo mundo conhece alguém que te atrasa, eu achava que isso fazia sentido. A gente não precisa só ter fé, a gente precisa ignorar muita gente pelo caminho [pessoas que nos atrasam]”, disse. “Sempre fui a menina preta no meio. Meu maior corre da vida foi esse, não desistir do sistema de educação, faculdade”, conta IZA.

IZA
Foto: Guilherme Nabhan

Questionada sobre uma situação que precisou ter fé, IZA disse que ainda no início de sua carreira, quase desistiu da música após um período turbulento. “Eu estava sem trabalhar e vender shows a muito tempo, e foi a fé que me sustentou”.

Com esse espírito, de exaltação da fé no corre que cada um carrega, o clipe de “Fé” foi gravado em São Paulo, com roteiro escrito por ela e Felipe Sassi. Sobre a ideia principal do registro, IZA diz: . “Eu queria que as pessoas fossem a grande mensagem do clipe”.

Um dos destaques do videoclipe é para o ballet formado por 50 bailarinos formados em dança contemporânea. “Em minha conversa com Felipe Sassi, percebemos a importância e a oportunidade de mostrar a força que a dança contemporânea tem em transformar de forma mais fiel os sentimentos e a fé de cada um em músicas como da IZA”, conta Jaime Molinho, bailarino e coreógrafo responsável pela criação da coreografia. “Essa música reflete muita força para mim, é inspiradora, então quando surgiu a oportunidade de criar uma coreografia que falasse de fé, me veio a ideia de que cada ser humano tem uma força dentro de si”, conta. “Eu quis trazer a intenção do movimento, quebrar a quarta parede e trazer uma coisa mais teatral”, completa.

Durante o curta, os bailarinos atuam como se fossem as dificuldades vividas pela cantora durante sua trajetória de vida, os obstáculos, os haters e os caminhos tortuosos para alcançar seus objetivos. Além disso, o elenco também ensaiou para cantar ao lado do coral de 6 pessoas, que já se apresentam com IZA, além de 4 integrantes da sua banda.

“O clipe é bem diferente de tudo o que eu há gravei e mostra um lado meu que não tinha mostrado ainda. Além disso, ele mostra exatamente como estou me sentindo no momento. Estou muito realizada e feliz por poder fazer esse trabalho acontecer”, diz a carioca.

Este é o terceiro single do novo álbum da IZA, ainda sem data de lançamento. Questionada sobre a relação da faixa com os singles antecessores, “Gueto” e “Sem Filtro”, ela descartou essa teoria.“Eu gosto muito de contar histórias diferentes em cada música”, afirmou.

Ainda durante a coletiva, IZA falou sobre um episódio recente em que dançou ao som de “Fora Bolsonaro”, cujo vídeo viralizou nas redes sociais. Na visão da cantora, há uma necessidade de se manifestar por conta de tudo que o país está passando hoje. “É meio brabo, fingir que nada tava acontecendo. Você tem que falar mesmo. Vou me fazer de doida?”, disparou.

Sobre as críticas que recebeu nas redes sociais, ela adicionou: “Feche seus ouvidos para críticas de pessoas que não fazem aquilo que você faz”.

IZA estreou no Rock in Rio em 2019, com um show eletrizante no Palco Sunset - Foto: Reprodução
IZA estreou no Rock in Rio em 2019, com um show eletrizante no Palco Sunset – Foto: Reprodução

Por fim, IZA abriu o jogo como tem se sentido a respeito do show que fará no Palco Mundo do Rock in Rio. “Estou apavorada. Nem superei o Sunset e tô lá no Mundo. Vou dar o meu melhor e espero que as pessoas gostem. Será um dos dias mais felizes da minha vida, uma grande realização”, disse.