A Jovem Pan poderá ser investigada pelo Tribunal Superior Eleitoral, a pedido do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um dossiê de 78 páginas foi apresentado pelo presidenciável com uma série de arquivos. A coligação Brasil da Esperança enviou na tarde da última sexta (14) o pedido ao TSE.
O petista alega o mal uso por parte da emissora em propagar notícias falsas à seu respeito nos programas de maior audiência, e de parcialidade da Jovem Pan, uma vez que, segundo ele, recebe ajuda com elogios em toda a grade da TV, além de entrevista com boa avaliação de sua gestão até aqui.
No documento, constam videos de ataques ao Lula e ao Supremo Tribunal Federal (STF) no “Os Pingos nos Is”, “3 em 1” e no “Linha de Frente”, este apresentado pela jornalista Carla Cecato. As falas de Ana Paula Henkel e Rodrigo Constantino estão no material do dossiê, que são proclamadas fake news sobre o candidato.
Segundo o atual líder das pesquisas de intenção de voto, a razão que leva a Pan a elogiar demais o atual presidente é o valor pago por publicidade por parte do Governo Federal, com crescimento contínuo desde que Bolsonaro assumiu o cargo em 2019. Os dados também apontam que a TV de Tutinha já recebeu mais recursos desde janeiro deste ano do que em todo 2021.
No final do arquivo enviado à Justiça Eleitoral, o pedido de uma investigação detalhada acerca da cobertura das eleições deste ano, com o uso de concessão de sinal aberto na TV parabólica, sem adesão a imparcialidade na sua programação.
A solicitação feita pela coligação que o PT faz parte é: investigação da Jovem Pan, interrupção de tratamento privilegiado à Bolsonaro, prestação de contas da emissora com o Ministério das Comunicações e que o presidente do grupo deponha sobre a linha editorial ditada pela organização.
Caso a Pan seja considerada parcial, Lula pede condenação, com direito a pagamento de multa. A emissora já havia sido notificada pelo TSE em setembro. A TV Jovem Pan ressalta que o posicionamento dos comentaristas não reflete no que a emissora pensa à respeito, e que tratará no momento oportuno em caso de investigação.