Um jovem de 21 anos, identificado como Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz, confessou ter mutilado as quatro patas de um cavalo no último sábado (16) em uma área rural de Bananal, interior de São Paulo. Em entrevista, Queiroz alegou que estava embriagado no momento do crime e que está “totalmente arrependido”.
O caso veio à tona após um boletim de ocorrência ser registrado, no qual um amigo de Queiroz, Dalton Oliveira, relatou que o animal teria se deitado e parado de respirar depois de uma longa caminhada, levando a dupla a crer que ele estava morto. Em seguida, Queiroz teria usado um facão para cortar as patas do cavalo e, mais tarde, com a ajuda de outra pessoa, arrastou o corpo do animal para uma vala.
“Fiz isso daí [mutilar as patas do animal] em um ato de transtorno, entendeu? Estava com álcool no corpo. Não é culpa da bebida, é culpa minha. Reconheço meus erros”, afirmou o jovem, que acrescentou que não é um “monstro” e que foi “nascido e criado no ramo de cavalos”.
O caso repercutiu e gerou comoção nas redes sociais, com a cantora Ana Castela e a ativista Luisa Mell se manifestando contra a crueldade. A cantora, que tem mais de 16 milhões de seguidores no Instagram, pediu que o caso ganhasse repercussão para que os “covardes” fossem punidos. Já Mell, conhecida por seu ativismo em defesa dos animais, afirmou estar em contato com autoridades para pressionar por uma punição aos responsáveis.
Polícia investiga se o animal estava vivo
A Polícia Civil de Bananal busca esclarecer se o cavalo estava vivo ou morto no momento em que foi mutilado. “Os maus-tratos já estão aí, porque se o animal morreu de cansaço, já houve os maus-tratos”, declarou o delegado Rubens Fonseca Melo.
Queiroz prestou depoimento às autoridades na última segunda-feira (18), mas foi liberado. A defesa do investigado não foi encontrada para comentar o caso. A Prefeitura de Bananal, em nota, informou que encaminhou o caso à Delegacia de Polícia e à Polícia Ambiental para que os responsáveis sejam identificados e punidos.










































