POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Famosos

Justiça determina bloqueio de passaporte de empresário acusado de racismo contra Taís Araújo

O caso ocorreu em 2022.

Justiça determina bloqueio de passaporte de empresário acusado de racismo contra Taís Araújo
Foto: Reprodução

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio e a apreensão do passaporte do empresário Celso Henrique de Oliveira Yamashita, acusado de crime de racismo contra a atriz Taís Araújo. A medida também vale para documentos em nome de Musashi Henrique de Oliveira Yamashita, identidade que o acusado teria adotado recentemente.

A decisão judicial atende a um pedido do Ministério Público, que apontou que Yamashita estaria viajando com frequência ao Japão para evitar ser citado no processo. Desde o recebimento da denúncia, em julho de 2023, o empresário não foi localizado pela Justiça.

Entenda o caso

O episódio que deu origem à denúncia ocorreu em abril de 2022, em um grupo de WhatsApp de moradores de um condomínio em São José do Rio Preto (SP). Na ocasião, Yamashita comentou um vídeo em que Taís Araújo fazia críticas ao então presidente Jair Bolsonaro, escrevendo a frase:
“É uma infeliz. Maldita Princesa Isabel.”

Para o Ministério Público, a declaração configura crime de racismo, pois faz alusão à abolição da escravidão, sugerindo que pessoas negras não teriam o direito de se manifestar politicamente caso a Lei Áurea não tivesse sido assinada.

A juíza Maria Letícia Buassi acolheu a denúncia, dando início ao processo penal. Yamashita, que já possui uma condenação por homicídio em 1993, passou a ser procurado para citação, sem sucesso.

Defesa minimiza caso

Em sua defesa, o advogado Mamede Neto tentou desqualificar a gravidade da fala, classificando o comentário como uma “brincadeira de bom humor” e considerando a denúncia como um “exagero”. O defensor ainda criticou o autor da denúncia, chamando-o de “alguém desocupado”.

Medida impede viagens internacionais

O juiz Eduardo Albuquerque acatou o pedido do Ministério Público e determinou a apreensão do passaporte de Yamashita, com o objetivo de impedir que ele entre ou saia do Brasil até que seja formalmente citado no processo. Segundo o promotor Fábio Miskulim, a restrição é necessária diante da reiterada ausência do acusado e das evidências de que ele tem viajado ao exterior com frequência.

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Anúncios

Veja também

Famosos

O cantor sertanejo Mariano, que faz dupla com Munhoz, assustou os fãs nesta segunda-feira (19) ao revelar que precisou ser encaminhado a um hospital...

Famosos

O cantor Xanddy Harmonia foi internado às pressas nesta segunda-feira (19), em Salvador, após apresentar um quadro agudo de saúde. A informação foi confirmada...

Notícias

Arlindo de Souza, conhecido nacionalmente como o “Popeye Brasileiro”, morreu nesta terça-feira (13), aos 55 anos. Morador do bairro de Águas Compridas, em Olinda,...

Notícias

Condenada pela morte dos pais, Suzane enfrenta a prima do médico Miguel Abdala Netto na Justiça pela partilha dos bens.

Realities

Cena inesperada no banheiro viralizou nas redes sociais e rendeu elogios ousados ao biólogo de 33 anos.

Música

Os shows do BTS no Brasil pela turnê mundial Arirang sofreram alterações nas datas, conforme atualização divulgada no site oficial da turnê. A mudança...

Famosos

Mesmo após a separação recente, cantor reage de forma bem-humorada ao ver influenciador estrangeiro flertar com a sertaneja.

Famosos

O ator Thiago Martins virou assunto nas redes sociais neste domingo (18) após compartilhar um vídeo descontraído em que aparece dançando e exibindo toda...