Este ano o VMA passou por algumas mudanças, e não apenas as apresentações remotas por conta da pandemia de coronavírus. Algumas categorias foram alteradas, para se adaptarem à nova realidade, e não apenas.
Um dos prêmios mais aguardados da noite, o Michael Jackson Video Vanguard Award, ficou de fora da lista de categorias, dando espaço para a estreia do TRICON. Lady Gaga foi a homenageada, e sem economia nos elogios.
“Inesperada, inesquecível e impossível de parar”, declarou a MTV sobre Gaga. Em seu discurso de agradecimento, a cantora nova-iorquina relembrou sua trajetória: “Eu nunca imaginei que poderia ganhar um prêmio como esse, que me honrasse por tudo que sou. (…) Eu espero que as pessoas que estão em casa, que também têm sonhos, saibam que vocês também podem fazer isso. Eu sei que um novo tempo está surgindo e sei que a cultura pop vai inspirar todos vocês. A arte vai empoderar todos vocês”.
How inspirational was @ladygaga's Tricon Award acceptance speech?! We are still in awe! #VMAs pic.twitter.com/XKoDxSJiEs
— MTV (@MTV) August 31, 2020
Gaga foi o grande destaque da noite, tendo, além da performance mais aplaudida, também faturado a maior quantidade de prêmios: quatro no total.