Lançamentos da semana: IZA, Rebecca, Dua Lipa, Billie Eilish, DJ Zullu e mais

capa lançamentos iza 4 de junho de 2021
Publicidade

Estamos no meio do ano, e a primeira sexta-feira de junho vem com muitos lançamentos. Começando com IZA, marcando seu retorno a música.

Publicidade

MC Rebecca também é destaque com seu EP “Outro Lado”. Tem ainda novidade de Billie Eilish, Dua Lipa e ainda Anitta cantando em francês.

Papatinho, DJ Zullu, Becky G, Gaab e Agátha Félix também estão com novidades. E, celebrando o mês do orgulho LGBTQIA+, o nosso destaque #pride é com Sara e Nina.

Publicidade

Confira os principais lançamentos da semana e aproveite para seguir a nossa playlist

IZA

Marcando presença e mostrando a que veio, IZA entoa “Olha quem chegou/É fogo na babilônia…O som que despertou/De Olaria até a Colômbia/ Eu sei pra onde eu vou” em “Gueto”, seu novo single.

Publicidade

Com a propriedade de ter se tornado dona de mais de 1.6 bilhão de streamings, indicada a Grammy Latino, apontada Mulher do Ano (GQ Magazine), a cantora carioca acaba de lançar, em todas as plataformas digitais, o single de estreia do seu segundo álbum, previsto para o próximo semestre.

Publicidade

“Ela é cria lá do gueto, gueto.” IZA canta a última frase de sua música nova em terceira pessoa, mas com a autoridade da artista que cresceu em Olaria, na Zona Norte do Rio, e que se orgulha disso. “Gueto” é marcado por versos e rimas como “asfalto e praia/ desce a ladeira/ é porta-bandeira/ mais tarde tem baile na quadra”, “tem festa na laje/ com grave batendo na caixa/ então olha pro alto onde a gente chegou/ eu sou da Zona Norte, Rio de Janeiro”.

O título e letra da canção tratam de dignidade. “Gueto” é declamado por uma das principais estrelas pop da atualidade, que assina a composição ao lado dos já parceiros Pablo Bispo, Ruxell e Sergio Santos. A música é um pop carregado de referências e batidas de gêneros urban como dancehall, afrobeat e até momentos com o BPM mais elevado. A letra retrata e enaltece a potência que a artista é hoje e suas origens como uma mulher que cresceu no subúrbio carioca.

O single, que faz justiça às áreas ocupadas por grupo minoritário sob pressão econômica e social empodera a missão de IZA, que foi eleita uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo. Dá sequência natural ao lançamento anterior, quando em outubro de 2020 criou em parceria com Maejor o single para campanha da Unesco e Agência da ONU para Refugiados “Let me be the One”.

Publicidade

“Gueto” também chega em videoclipe, dirigido por Felipe Sassi, que exalta símbolos do subúrbio carioca, como o sacolé, o banho de mangueira na rua, o orelhão azul, entre muitos outros. E traz uma surpresa escondida no miolo (a mãe da cantora, dona Isabel, é a mulher que sobe as escadas da igreja).

Ao Portal POP Mais, IZA comentou: “Eu queria muito que as pessoas soubessem que gueto é uma celebração com tudo o que tem acontecido na minha vida. ‘Gueto’ é sobre ocupação, é sobre ser a mina preta, da Zona Norte, retinta, estampando vários comerciais”.

MC Rebecca

Após muitas especulações, MC Rebecca chega para apresentar a sua gangue. Na noite desta quinta-feira (3) a cantora disponibilizou as quatro faixas presentes em “Outro Lado”, seu novo EP.

Publicidade

A novidade vem acompanhada do videoclipe do single principal, “Pussy Gang”, uma parceria com Hyperanhas. Os clipes de ‘Bala”, “Só Faço o Que Eu Quero” e “Beijo e Bye Bye” serão lançados nas próximas semanas, no canal da artista no Youtube.

Dua Lipa

A era “Future Nostalgia” ainda não acabou! Nesta sexta-feira (4), Dua Lipa liberou o sétimo single do seu segundo álbum de estúdio. “Love Again” ganhou um videoclipe, com ares de superprodução.

Ainda temos surpresa! Dua Lipa está na trilha sonora do filme “Gully”, também lançada hoje. A cantora interpreta a faixa “Can They Hear Us”.

Publicidade

Dadju e Anitta

Após cantar em português, inglês, espanhol e italiano, Anitta agora se jogou no francês. A maior estrela pop do Brasil aparece na faixa “Mon Soleil”, do cantor Dadju.

Billie Eilish

Billie Eilish liberou, nesta quarta-feira (2), a música “Lost Cause”. Esta é mais uma amostra do novo álbum da cantora, “Happier than ever”, que será lançado em 30 de julho.

Ao anunciar a canção nas redes sociais, a cantora chegou a dizer que esta era uma das faixas preferidas dela. “Nós nos divertimos muito sendo gostosas e gravando isso”, brincou a artista no Instagram se referindo ao clipe. No vídeo, Billie aparece em uma festa do pijama, acompanhada por diversas amigas.

Publicidade

Mês do Orgulho LGBTQIA+ – Sara e Nina

Celebrando o Mês do Orgulho LGBTQIA+, separamos alguns nomes da comunidade para você ficar de olho. Hoje, nossa indicação é com as dragqueens Sara e Nina, que lançaram a faixa “Céu de Framboesa”. A faixa é o primeiro single do álbum que leva o mesmo nome e de produção totalmente independente.

“Escolhemos junho, pois é mais do que especial, é o mês do orgulho LGBTQIA+. Um período em que é muito importante para as pessoas LGBTQIA+ serem vistas por todos, serem escutadas e nós queremos estar presentes nesse coro, encorpando esse grito que precisa ecoar, ganhar o mundo, transformar multidões. Esse é o mês para que a gente lembre que ser quem somos é motivo de orgulho sempre”, evidencia Nina.

O clipe, que tem um tom de comédia romântica, tem como objetivo principal demonstrar a explosão de se libertar, a leveza da auto aceitação. Nele ambas aparecem curtindo um dia e relaxando, como diz a letra da música, passeando pelas ruas do Rio de Janeiro com um visual bem retro e chique dirigindo um carro karmann ghia, todos em tom framboesa.

Publicidade

“O clipe é sobre a beleza única e lúdica de um pôr do sol onde o céu fica framboesa. Uma cor que flerta com tons de vermelho, rosa e lilás, ou seja, um céu que contrapõem ao azul, ao normativo, ao masculino. Além disso, uma fruta ácida e doce, para ser desfrutada com suas ambivalências e multiplicidades”, comenta Sara.

Zullu

Mesclando funk com piseiro, DJ Zullu lança hoje a faixa “Foi Só Eu Namorar”, parceria com MC Don Juan e Diu do Piseiro. A faixa vem acompanhada de um videoclipe, gravado em São Paulo com os três artistas e produzido pela Central Sonora Filmes – o vídeo será lançado Às 18h (o link será inserido aqui assim que disponível).

“É uma honra e uma alegria lançar essa música com o Don Juan e o Biu do Piseiro”, conta Zullu. “Sou muito fã do trabalho dos dois e são grandes amigos meus também! Acho que todo mundo vai curtir muito essa mistura de funk e piseiro, dois ritmos tão brasileiros e que estão muito em alta, como sempre deveriam estar!.”, finaliza o jovem DJ.

Publicidade

Lucy Alves

A aclamada cantora, musicista e atriz paraibana Lucy Alves liberou a faixa “Asas”. O trabalho é uma releitura de um dos maiores hits da banda Falamansa, que faz parte do primeiro álbum dos paulistanos, “Deixa Entrar…”, de 2000. Este é o quinto single do próximo álbum de Lucy, “Avisa”, que será lançado em junho.

Mateus Carrilho

Mateus Carrilho, um dos grandes nomes da música pop atual, mostra toda sua versatilidade com a chegada de “Pancada”, em parceria com a cantora Dricka. Na letra, feita por Mateus e Dricka, uma paixão avassaladora numa balada nos relembra com saudade como era bom os encontros e paqueras nas pistas de dança. Com toques ritmados, ouvir essa música sem dançar está fora de questão. Arraste os sofás da sala e sinta a energia.

Becky G

Becky G lançou hoje mais uma faixa, “Fulanito”. A canção chega pouco mais de um mês após o lançamento de “Ram Pam Pam”, parceira com Natti Natasha.

Publicidade

“Fulanito” traz a participação do cantor El Alfa, e chega com videoclipe cheio de coreografia.

Gaab

Após lançar pela Som Livre seu mais recente álbum “Hora do Show” – no qual passeou entre diversos gêneros musicais como R&B, pop, rap, soul, funk e pagode -, Gaab se aventura no terreno do forró em seu novo single “Para”, que conta ainda com a participação especial de Vitor Fernandes. A parceria entre Gaab e Vitor Fernandes, dois jovens expoentes da música brasileira, não poderia dar mais certo. Se por um lado Gaab está no meio musical desde a sua adolescência e em pouco tempo de carreira vem acumulando uma respeitosa lista de hits, Fernandes é considerado um dos responsáveis pelo crescimento de uma das novas vertentes do forró, o piseiro, e acumula mais de 5,3M de ouvintes mensais no Spotify. O clima de harmonia e camaradagem entre os artistas fica evidente também no clipe da faixa, com imagens captadas em estúdio.

Maiara & Maraisa

As irmãs Maiara & Maraisa lançam nesta sexta (04) seu novo EP “Incomparável” com duas faixas inéditas: “Incomparável”, que dá nome ao projeto, e “Chá de Cama”. As músicas chegam ainda com clipe no canal da dupla no YouTube, captados no cenário usado para a última live das cantoras, no dia 17/04, mas não chegaram a ser cantadas ao vivo.

Publicidade

Ágatha

Depois de fazer sua estreia na música com o single “Notificação”, a jovem Ágatha Félix lança hoje a faixa “Hora Mágica”, um pop teen contagiante que já se tornou sua marca registrada.

Indicação: Guil

O compositor é uma espécie de mago que consegue transformar histórias em músicas. Alguns optam por dar maior profundidade às suas obras, inspirados muitas vezes por histórias e sentimentos reais. As melhores composições, por sinal, são aquelas nas quais essas vivências conseguem ser sentidas e absorvidas pelo ouvinte. Esse olhar delicado foi usado pelo cantor Guil na construção de seu álbum de estreia, “ikarus”, criado a partir de experiências pessoais que englobam relacionamentos e episódios de sua vida.

Os amantes da mitologia grega, por sinal, já devem estar familiarizados com a história trágica de Ícaro, usada por Guil como base para intitular o álbum. De acordo com a fantasia, o personagem ganhou de seu pai, Dédalo, asas artificiais, feitas a partir de cera do mel de abelhas e penas de diversas espécies de pássaros. Ícaro, não atento aos conselhos do pai, voou próximo demais ao Sol e suas asas derreteram, ocasionando uma queda que causou sua morte.

Publicidade

Guil foi tocado pela história e a interpretou como uma mensagem de que é preciso sempre se lembrar de suas origens. “É meu álbum de estreia e, logo, é meu primeiro voo. É o meu deslanche no mundo. Para mim, a parte das asas derretendo não possuem um significado negativo. Na verdade, é uma lembrança. Eu aprendi que você precisa ser humilde e manter os pés no chão. Eu preciso lembrar de onde eu vim. Não posso alcançar alturas inalcançáveis porque isso leva à queda.”, conta o artista.

Como inspirações, Guil se espelhou no sucesso de Taylor Swift, uma das mais celebradas compositoras da atualidade. Já em termos estéticos, a brasilidade enxergada nas melodias evoca o trabalho de alguns nomes nacionais. “São pessoas que trabalham a MPB de forma moderna, mas completamente natural e lírica”, lembra o músico, também fã de Tiago Iorc e da dupla AnaVitória.

SóCiro e Sabrina Oliveira

Sabrina Oliveira e SóCiro interpretam a canção “Vai Com Calma” em uma live session gravada nos estúdios da 48k, em São Paulo. O vídeo faz parte do projeto 48K Apresenta, que já trouxe nomes como Gabi Luthai, Mar Aberto, Sabrina Lopes, Pelé MilFlows e Bia Marques.

Publicidade

“Foi muito gostoso gravar, estava todo mundo ali fazendo com muito amor e muita paixão. Eu acho incrível que as pessoas estão abraçando cada vez mais esse estilo de música da nova geração que faço parte, que é mais voltado para o pop MPB. Uma música mais tranquila, que te faz pensar, que te faz lembrar de alguém especial”, comenta Sabrina.

Mais lançamentos

A semana traz ainda a parceria de Dilsinho, Papatinho com Péricles, nova do David Guetta, Madison Beer, Calvin Harris, H.E.R. e Hayley Kiyoko. Confira na nossa playlist:

Publicidade