Indicação Música

Lista: Descobertas musicais da plataforma Divulguei

Lista: Descobertas musicais da plataforma Divulguei
Reprodução Divulgação

Selecionei algumas canções da plataforma Divulguei que você não pode deixar de ouvir, confira abaixo:

1 – Insane Trip – ‘Não Há um Jeito Certo’: A música “Não Há um Jeito Certo” representa a grande família que é a Insane Trip, conseguindo captar a sua essência através das diferenças que enfrentamos na vida. Ela é um retrato do autoconhecimento sobre a vida entre o passado, presente e futuro, construindo a formação da consciência humana. Tanto a música quando o seu clipe levaram alguns anos para serem finalizadas, o que só a fortificou até o seu lançamento oficial.

2 – Turim – ‘Depois de um Longo Dia’: “Depois de um Longo Dia” é uma música que fala sobre um relacionamento amoroso que chegou ao fim, com pelo menos uma das partes buscando se recuperar da separação, mas que acaba revisitando memórias afetivas e momentos frustrados de atender as expectativas criadas pelo seu companheiro(a). Ao final da música, acaba encontrando a paz e continuando a sua trajetória. Pode também ser interpretada como a não superação total, mas que por meio de auto afirmação, “Saiba que hoje eu estou bem melhor” de alguma maneira busque amparo nas próprias afirmações para tentar prosseguir a sua vida.

3 – Macna – ‘Celtinha’: O estreante artista de funk Macna já soltou nos serviços de streaming algumas das suas primeiras músicas, e a mais recente lançada é “Celtinha”, um funk brasileiro com vocação para o pop: tendo como base um batidão clássico estilo anos 90, conduz com alegria o ouvinte para um flerte com a motorista de um carro “Celta” em plena cancela de um estacionamento, culminando em um “sim” para o rolê (e para o amor), quando Macna explode em um contagiante refrão com autotune dos anos 2000. “Celtinha” é mais um  single do projeto “Sptacular”, no qual Macna se apresenta como um novo talento do funk brasileiro, trazendo ousadia em romper com os clichês, e com isso trazer frescor criativo ao estilo.

Nascido (em 1986) e criado em Guaianases, na Zona Leste da cidade de São Paulo, o multiartista  também é escritor, performer e ator, e essa forma de lidar com a arte de maneiras diversas se revela não só em sua música, como também em seus videoclipes, já disponíveis em seu canal no YouTube (link ao fim da matéria).

“Sptacular” é um álbum de funk proibidão nonsense com forte influência do batidão do funk carioca dos anos 90 e início dos anos 2000, sem deixar de lado outras vertentes, como a batida paulista do mandelão, o funk de palminha, entre outras. O álbum contará tanto com as já inesquecíveis e provocantes músicas já lançadas, como “Língua no Períneo”, “Mercado de C•”, “Tattoo (Tatu em Seu Buraco)”, “O Fusca Ofusca”, fevo funk de batida 150 bpm, como com as inéditas e igualmente deliciosas “Olhou, Sorriu” com refrão empolgante, “Várias Fita, Pocas Ideia” e “Enverga + N Quebra” que são candidatas a hinos das periferias do Brasil com suas letras combativas; no mais, Macna já diz a que veio com a desejante, brincalhona e bilíngue “I Have a Dream”; e “Funk das Milf”  uma verdadeira ode às mulheres maduras.

O álbum “Sptacular” de MACNA é repleto de referências distintas, que vão desde Martin Luther King ao clássico “Balada do Louco” d’Os Mutantes, passando pela obra “O Grito” de Edvard Munch e samples diversos que vão da música clássica ao grunge do Nirvana, mostrando que se engana  quem pensa que há limites para as convergências entre o funk e a cultura pop.

A produção do álbum ficou a cargo dos músicos e produtores  Onze Maestro e André Otoni, artistas da Zona Norte de São Paulo com forte atuação local na cena de rap e demais estilos urbanos.

Já artes de capa, tanto dos singles, quanto do álbum, foram idealizadas pelo próprio Macna, buscando transmitir os sentidos de originalidade e urgência presentes em sua música. Com “Sptacular”, o artista de funk mostra todo o seu potencial e promete agitar ainda mais as pistas de dança. O álbum cheio estará disponível em todos os serviços de música em 08 de dezembro de 2023.

4 – Duda ruas – ‘Sintonia’: Essa música é uma parceria da Artista com um amigo compositor, e tem muito sentimento envolvido.