O autor, diretor, produtor e escritor Manoel Carlos Gonçalves de Almeida (1933–2026), um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, teve uma vida pessoal marcada por relações com figuras conhecidas do público. Ele foi casado com a jornalista, radialista, apresentadora de televisão e ex-deputada estadual Cidinha Campos, hoje com 83 anos. Do relacionamento nasceu Maria Carolina, atualmente com 53 anos, que se tornou escritora e roteirista. A filha do casal foi batizada por dois grandes amigos da família: Hebe Camargo (1929–2012) e Agnaldo Rayol (1938–2024).
Conhecido carinhosamente como Maneco, Manoel Carlos morreu neste sábado, dia 10, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo perfil Boa Palavra, produtora oficialmente responsável pelo legado do novelista, nas redes sociais. A causa da morte não foi informada.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos”, dizia o comunicado oficial. Segundo a publicação, o velório será restrito a familiares e amigos próximos. A família também pediu respeito e privacidade neste momento de luto.
De acordo com o portal G1, Manoel Carlos estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, onde realizava tratamento contra a Doença de Parkinson. No último ano, a enfermidade teria comprometido de forma significativa suas funções motoras e cognitivas.
Vida pessoal marcada por perdas
Além de uma trajetória consagrada na televisão, Manoel Carlos teve a vida pessoal atravessada por perdas profundas. Ao longo da vida, foi pai de cinco filhos, três dos quais morreram de forma trágica.
Em 1988, perdeu o primogênito, Ricardo de Almeida, em decorrência de complicações do HIV. Pai e filho chegaram a trabalhar juntos e assinaram a minissérie O Cometa, exibida pela TV Manchete em 1989.
Em 2012, o autor enfrentou a morte de Manoel Carlos Júnior (1954–2012), diretor de televisão, que sofreu um ataque cardíaco aos 58 anos. Dois anos depois, em 2014, o caçula Pedro Almeida (2002–2014) morreu aos 22 anos, após um mal súbito em Nova York. A perda ocorreu apenas dois meses após o fim de Em Família, novela que marcou a despedida definitiva de Maneco da teledramaturgia.
Manoel Carlos deixa duas filhas vivas: Maria Carolina e a atriz Julia Almeida, de 43 anos, fruto de seu relacionamento com Elisabety Gonçalves de Almeida, com quem era casado desde 1981.
















































