Música

Intenso, ácido e sonhador: assim é PLATÔNICO, novo álbum do artista multifacetado Marc Yann

Por Diego Cartaxo |

Intenso, ácido e sonhador: assim é PLATÔNICO, novo álbum do artista multifacetado Marc Yann
Foto: Divulgação

Após a bem-sucedida era “Sem Lágrimas” que acumula mais de meio milhão de plays nas plataformas de streaming e que incluiu 10 clipes, álbum de 25 faixas todas escritas e produzidas pelo próprio artista, performances em festivais online e que colocou o cantor independente Marc Yann no radar do cenário pop nacional, o jovem do interior do Paraná que canta sobre sexo, liberdade, ilusões e amores falidos, retorna com um novo álbum.

PLATÔNICO, como é intitulado, apresenta 14 faixas, incluindo os singles de sucesso lançados esse ano VOCÊ QUER? e AGOSTO, e como sempre, todas escritas e produzidas pelo próprio artista multifacetado. O projeto começou a ser pensado em agosto de 2020 durante a pandemia e foi finalizado no início deste ano, com inspirações em Taylor Swift, Ariana Grande, Jão, Gloria Groove e Billie Eilish e em experiências reais traumatizadas de Marc.

Capa de “Platônico” – Foto: Divulgação

“Esse álbum não é sobre amor-próprio e nem amor recíproco. Esse álbum é sobre o amor que a gente espera receber de estranhos que nos apaixonamos e fantasiamos uma vida inteira juntos, em apenas uma troca de olhar. E tudo isso nasceu em uma viagem que fiz para São Paulo, me apaixonando em meio ao caos. Parece bobo falar de amor mesmo quando não aprendemos a amar de forma saudável, então esse disco também é sobre essas tentativas de encontrar o que de fato significa o amor além de algo imaginado”, comenta Yann.

Explorando o trap, country e soul music de maneiras a contarem uma história coesa, o disco é uma viagem dentro de amores inventados e desastrosos, expondo um lado vulnerável, ácido e divertido em todas essas histórias sem final feliz.

Sobre Marc Yann

Marc Yann sempre sonhou em cantar suas músicas para o mundo. Quando criança, já transformava as bacias e potes da mãe em bateria, mas foi o caminho das teclas e letras que o jovem sonhador paranaense seguiria.

Aprendendo teclado e canto muito cedo, começou a rabiscar suas primeiras canções originais inspiradas em Lady Gaga, Britney Spears e Kerli. Logo veio a faculdade e a formação em jornalismo, assim, o sonho tomou forma quando Marc decidiu assumir sozinho a jornada em torna-se um artista comprometido em fazer arte pelas próprias mãos.

Desde então, lançou projetos independentes testando o melhor caminho e sons para cantar ao mundo seus desejos.

Gerenciamento próprio

Sem depender de produtores famosos e rótulos, Marc Yann escreve, produz, planeja e lança seus trabalhos sozinho. Tudo com a ajuda de um teclado, microfone, PC, internet, um bloco de notas com o planejamento das ideias e uma mãe que pergunta sempre: “quando você vai ter sua música na TV?”.

O jovem do interior do Paraná também é formado em jornalismo, profissão que o ajuda no gerenciamento da própria carreira desde cedo. Após decepções amorosas que o fizeram questionar suas decisões duvidosas, o artista multiplataforma lançou em 2015 o livro de contos e crônicas chamado: “O Garoto do Coração de Porcelana”, como forma de encontrar um novo jeito de se conectar com outros corações partidos do universo.

EP

Na recente carreira, Marc divulgou em 2017 o EP “Cartas Para Charles” cheio de sofrências e revelações pessoais sobre relacionamentos abusivos que vivenciou no passado, com destaques para os singles: “Voodoo”, “Sou Eu” e “Te Encontrar”, marcados por letras profundas e mistura de gêneros como rumba, disco, eletrônica e pop rock.

ÁLBUM

Em 2019, finalmente o grande passo: o lançamento de “Sem Lágrimas”, álbum completo trazendo um pop inspirador, singles autorais e o estilo queer inspirado em Sam Smith e Adam Lambert, que logo depois, ganhou um relançamento incluindo novas faixas e visuais. Escrito e produzido pelo próprio cantor, o disco apresenta 25 faixas abordando sobre liberdade, sexo, vingança, violência e amor de uma forma simples e direta, explorando mistura de gêneros como funk, arrocha e eletrônico.

Do álbum foram extraídos 10 clipes totalmente idealizados, roteirizados e dirigidos por Marc Yann, são eles: “Florescer”, “Bem Lá”, “Sem Lágrimas”, “Desculpa”, “Vem no Grude”, “Teste Oral”, “Ritual (Versão Português)”, “Ritual (Versão Inglês)” e “Não Quero Crush” e “Florescer (Remix)”, cada um abordando uma estética visual diferente mostrando vertentes criativas alternativas do cantor.

Atualmente, Marc Yann já soma mais de 510 mil em streaming nas plataformas digitais de forma crua e independente.