Música

Mariana Cavanellas retrata abuso de poder no videoclipe “Lá Fora” sobre a dominação patriarcal

Mariana Cavanella

“Por que o cuidado com a casa e os filhos continua sendo um dever determinado por gênero?”. Junto a indagações sobre a dominação masculina, esse é o questionamento que a cantora e compositora mineira Mariana Cavanellas, ex-integrante do grupo Rosa Neon, busca traduzir em “Lá Fora“. A canção é parte do EP duplo Tudo Vibra – trabalho de estreia da sua carreira-solo – e ganha agora um videoclipe que tem como proposta servir de conteúdo reflexivo e anti-patriarcal, a produção chega no período natalino e traz reflexões sobre vidas mercantilizadas.

Mariana Cavanellas assina o roteiro e a direção (ao lado de Rodrigo Noronha) do registro audiovisual. Seguindo o arranjo da família que vive sob um fundamento machista e opressor, o vídeo apresenta a história de uma mulher solitária que cuida do lar e do marido e está sempre em busca do olhar do homem com quem vive – alguém impaciente e distante.

Mariana Cavanellas retrata abuso de poder no videoclipe "Lá Fora" sobre a dominação patriarcal
Mariana Cavanellas em “Lá Fora” – (Foto: Divulgação)

“Lá fora” nasce com a proposta de levantar o tapete para mostrar o mal estar silenciamento feminino, uma obra para o tempo e de referência para gerações futuras. Isto, aliás, é o mote de toda a produção do EP duplo Tudo Vibra, que também faz um apelo por uma vida mais consciente. “Precisamos lembrar que as mulheres estão vivas e sustentando a humanidade desde que o mundo é mundo, muitas coisas precisam mudar “, diz Mariana Cavanellas.

Confira o clipe abaixo: