Em uma das primeiras casas modernistas do país, projetada por Gregori Warchavchik, em 1930, no bairro da Consolação, em São Paulo, a cantora Marina Sena e a empresária Talita Morais vão dar vida a um equipamento cultural que promete movimentar a cena musical da capital paulista. A construção, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vai abrigar “A Casa da Música Brasileira” – Zuca. O novo espaço nasce com o intuito de promover encontros musicais, unindo artistas, marcas e comunidades, de forma criativa e orgânica, e dará início às atividades em 1º de outubro.
Além de um escritório colaborativo, a Zuca vai contar também com estúdios de música, dança e fotografia, e espaços no jardim e terraço, para receber eventos e ações ao longo dos anos. Para o jardim haverá uma programação musical periódica, com a apurada curadoria de Marina. Já o interior da casa, receberá exposições, encontros criativos, lançamentos culturais, entre outros.
“Sou uma grande entusiasta da música e da arte como um todo e esse empreendimento vem para reavivar e valorizar um dos bens mais preciosos que existem, a nossa cultura. A Zuca nasce com o objetivo de ser um facilitador para artistas de todos os tamanhos e também um ponto de encontros, reuniões, eventos, campings, produções e tudo mais que a criatividade artística permitir. São muitos os desejos para este projeto, mas neste começo o maior deles é que Zuca tenha vida longa, colabore e fomente a cultura brasileira” – se empolga Marina, que está gravando e produzindo seu próximo álbum na casa.
Unindo o olhar cultural da artista à visão estratégia de sua empresária, a iniciativa quer estabelecer um novo formato de espaço ainda pouco explorado na cidade, assim como no país, proporcionando um ambiente que, além de exaltar a arte, promove encontros e fomenta novos negócios que têm a música como objetos centrais.
“Esse projeto surge da necessidade de criar um espaço de encontro e troca entre profissionais de áreas como música, arte, publicidade e entretenimento. O objetivo é proporcionar conexões mais próximas e intimistas, uma alternativa aos grandes eventos e festivais, fortalecendo laços dentro desse novo mercado. A iniciativa é estruturada em três pilares principais. Espaço de encontro e troca, criando um ambiente colaborativo com estúdio, sala de foto, produção de conteúdo e área de eventos, reunindo profissionais e promovendo encontros mais profundos entre eles. Oportunidade para novos talentos, oferecendo infraestrutura para novos artistas, especialmente os fora dos grandes centros como Rio e São Paulo, com estúdios e áreas de performance para que possam desenvolver e apresentar seu trabalho. E por fim, conexão entre artistas e marcas, integrando artistas às marcas de forma genuína, sem focar apenas no engajamento ou monetização, mas na conexão verdadeira através da arte, apoiando o artista como comunicador e plataforma. Esses três pilares sustentam a visão de um mercado mais conectado e colaborativo” – destaca Talita.
Por falar em marca, arte e comunicação, Petra será a cerveja oficial e uma das principais apoiadoras do projeto. A marca que, no início do ano, firmou parceria com a cantora Marina Sena, uma das idealizadoras do projeto, irá assinar o jardim da Zuca, um espaço que reunirá diversos artistas, com palco, bar exclusivo e áreas instagramáveis.
“Estar neste projeto com a Marina é uma oportunidade incrível para reforçarmos o comprometimento da nossa marca com a cultura do país e, também, com a música, que é uma das principais paixões de nossos consumidores. E, se tem música brasileira de qualidade nós estaremos lá, para enaltecer os talentos que levam alegria e vida para milhares de brasileiros”, diz Murilo Marchi, gerente de marketing de Petra.
“Nossa parceria com a Marina começou no início deste ano, durante o Nômade Festival. A sintonia entre a marca e a artista foi imediata, e apoiar esse projeto reflete nosso compromisso em valorizar a brasilidade e fortalecer o cenário artístico no Brasil”, afirma Ariane Oliveira, gerente de conteúdo e social media de Petra, no Grupo Petrópolis.
Sobre Marina Sena
Desde o lançamento do seu primeiro single em carreira solo, Marina Sena já mostrou a que veio. Depois, seu álbum de estreia teve título profético: “De primeira”. E foi exatamente assim que aconteceu… O Brasil, logo de cara, deitou no sorriso da cantora e compositora vinda do Norte de Minas já no seu début no mercado fonográfico. A caneta afiada e o timbre inconfundível se encontraram com a estética perfeita e sensualidade estonteante de Marina Sena. O resultado foi arrebatador. Shows lotados, capas de revistas, premiações, programas de TV e turnês internacionais viraram rotina na vida da artista que desde criança já sabia que seu destino era mesmo ser uma popstar.
Sobre Talita Morais
Talita Morais, mulher preta da periferia de Salvador, construiu sua carreira no mercado de publicidade e agenciamento de carreiras ao longo dos anos. Idealizadora da TMusic, a empresária trabalha com foco principal na gestão de carreiras, atuação em ações de branding e desenvolvimento de novos negócios e projetos. Ela é uma das partes por trás do grandioso ‘Música Conecta’, projeto que uniu a eterna Gal Costa e uma das novas vozes da geração, Marina Sena. Além disso, colaborou com o talentoso rapper Baco Exu do Blues em uma campanha pioneira, quando o artista foi apresentado como o galã negro de uma cervejaria no Brasil, explorando temas como autoestima e representatividade. Uma campanha inovadora que reverberou positivamente e valorizou o artista.