Michelle Obama falou abertamente sobre as críticas constantes à sua aparência durante os oito anos em que esteve na Casa Branca como primeira-dama dos Estados Unidos. Em entrevista recente ao podcast Call Her Daddy, a advogada refletiu sobre os ataques que enfrentou entre 2008 e 2016, período do governo de Barack Obama, e criticou a forma como mulheres em posições de poder são frequentemente julgadas pela imagem, e não por suas trajetórias profissionais.
Durante a conversa com a apresentadora Alex Cooper, Michelle retomou uma declaração feita em novembro de 2025 no podcast IMO with Michelle Obama & Craig Robinson, no qual comentou sobre a pressão e os comentários recorrentes relacionados às suas roupas e aparência física. Cooper relembrou a fala em que Michelle afirmou que “é um hábito da cultura mundial colocar as mulheres em seu lugar atacando sua aparência”.

Ao aprofundar o tema, a ex-primeira-dama destacou que, muitas vezes, reportagens sobre ela começavam mencionando o que estava vestindo, deixando de lado sua formação acadêmica e experiência profissional. “No topo de cada matéria vinha o que eu estava vestindo, não minha formação, não minha carreira profissional. Tudo começava pela aparência”, afirmou.
Michelle também ressaltou que sua trajetória antes da Casa Branca era frequentemente ignorada. Formada pela Universidade de Princeton e pela Faculdade de Direito de Harvard, ela atuou como advogada, foi assessora do prefeito de Chicago e dirigiu uma organização sem fins lucrativos. “De repente, meus sapatos se tornaram a coisa mais importante sobre mim”, lamentou.
Para ela, a forma como mulheres líderes são retratadas envia mensagens preocupantes à sociedade. “Precisamos refletir muito mais para encontrar esse equilíbrio e ser cuidadosos com as mensagens que estamos enviando, transmitindo e recebendo”, disse.
Ao concluir, Michelle Obama fez um alerta sobre o exercício do poder feminino e a responsabilidade de promover mudanças reais. “Quando você conquista poder, quando é a chefe, quando está à frente do próprio projeto, não vamos nos tornar versões femininas daquilo que estava quebrado. Você está construindo o mundo que disse à sua filha que existia?”, questionou.
Michelle Obama é casada com Barack Obama desde 1992. O casal tem duas filhas, Malia, de 27 anos, e Sasha, de 24.














































