Um alerta para pais de crianças e adolescentes que utilizam o YouTube Kids. Isso porque a figura bizarra da Momo, uma espécie de demônio, tem aparecido em vídeos da plataforma do Google. Segundo relatos da internet, o boneco surge em filmagens de slimes e até mesmo em desenhos animados.
Na mensagem, a personagem ensina, passo a passo, como as crianças devem fazer para se matarem, cortando os pulsos. Até mesmo a personalidade da mídia Kim Kardashian publicou um alerta no seu Instagram para que os pais fiquem atentos aos conteúdos.
Em nota ao site da revista Crescer, o YouTube afirma que o tipo de conteúdo não é permitido na plataforma, mas que após análise não encontrou evidências recentes de vídeos promovendo o respectivo personagem. Confira:
“Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Desafio Momo — prestamos muita atenção nisso.
Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade.
É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio / personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e / ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids.”
Momo é uma personagem estranha que surgiu há algum tempo na internet e chamou a atenção por assustar crianças e deixar pais em alerta pelo mundo inteiro. Inicialmente espalhado pelo WhatsApp, o perfil em questão enviava conteúdo perturbador para quem entrasse em contato, sugerindo até automutilação para crianças.