Morreu, na manhã desta sexta-feira (27), a atriz Maggie Smith, aos 89 anos. A informação foi confirmada pelos filhos da atriz, Toby Stephens e Chris Larkin, por meio de um comunicado.
“Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos, devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó”, informa o comunicado.
Carreira de Maggie Smith
A atriz nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, na Inglaterra e debutou nos palcos da Oxford Playhouse no início dos anos 1950. Sua carreira no cinema decolou na década de 1960. Ela ganhou um Oscar de melhor atriz em 1969, por Primavera de uma Solteirona, e a estatueta de melhor atriz coadjuvante por California Suite (1978).
Além dos prêmios da academia de Hollywood, ela ganhou ainda quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas.
Para as gerações mais novas, a britânica seguiu muito conhecida, especialmente por seus papéis na saga Harry Potter e na série Downton Abbey.
Vida pessoal
Maggie se casou com Robert Stephens, com quem teve dois filhos, Chris e Toby. Eles se divorciaram em 1975, após problemas com álcool e infidelidade por parte do marido.
Pouco tempo depois, ela se casou com o dramaturgo Beverley Cross, com quem se mudou para viver e trabalhar no Canadá.
Maggie enfrentou um câncer de mama em 2007 e participou das filmagens de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (2009) enquanto estava passando por quimioterapia. “Eu estava careca como um ovo”, revelou a atriz ao Times, completando que precisou utilizar peruca para as gravações.
A atriz também sofria da doença de Graves, uma doença autoimune da tireoide.