Eventos

Na Faísca, festa artística e performática realizada em são Paulo, ninguém é meramente um expectador

Evento que ganha mais uma edição em junho tem a proposta de proporcionar intimidade e conexão entre os participantes

Na Faísca, festa artística e performática realizada em são Paulo, ninguém é meramente um expectador
Foto: DiCaravalho

Quando você terminar de ler esse texto, será que vai conseguir se lembrar da segunda palavra escrita nessa frase? Como é que se desenha uma lembrança? Onde elas ficam guardadas? E para onde vão quando são, finalmente, esquecidas?

Sem nenhuma dor na consciência, o projeto Faísca é sincero em comunicar que não vai trazer nenhuma dessas respostas. Na verdade, vai acrescentar novas interrogações, ampliando a curiosidade sobre um tema essencialmente humano: as memórias – sejam individuais ou coletivas – e o quanto elas constituem nossas experiências, valores, projetos, estruturas sociais e rede de afetos.

Idealizado pelo Instituto Amuta, a Faísca nasceu em 2022, logo após o fim da pandemia. O impulso era criar experiências que promovessem mais conexão após tanto tempo de isolamento social.

“Quais experiências, artísticas ou não, são pensadas para que a gente crie conexões, conheça novas pessoas, aprofunde relações? É por isso que criamos experiências nas quais a conexão não é deixada ao acaso. Elas são pensadas e materializadas em todo o design”, diz Marcelle Xavier, fundadora do Instituto Amuta e idealizadora da Faísca.

A Faísca traz uma proposta de experiência imersiva, combinando performances artísticas com um espaço desenhado intencionalmente para criação de intimidade e conexão entre os participantes. A edição sobre a memória vai ser a oitava. Os temas são pensados em linha com o espírito do tempo. A intenção é criar um espaço com uma profundidade que impeça que esses temas sejam descartados no ritmo frenético das notícias ou na aceleração dos algoritmos das redes sociais.

“Na Faísca tudo é desenhado com um propósito de movimentar afetos e criar conexões. Desde o convite até a extensão da experiência, queremos que as pessoas sintam nessa edição que tiveram um encontro marcado com a memória. O caminho natural das memórias, especialmente aquelas mais dolorosas, é o esquecimento. Mas aniquilar memórias é perder uma parte do “eu” e sem memórias coletivas não é possível que nos tornemos ‘nós’”, pontua Marcelle.

O evento acontece no dia 8 de junho, em um local secreto, em São Paulo. O endereço só é revelado na véspera, como forma de manter a surpresa e a curiosidade dos participantes. A ideia é que seja uma experiência singular: um teatro vivo, um show intimista, um encontro, uma festa, um rolê, onde cada pessoa se sente onde deveria estar. Um novo conceito de celebração.

“Nossas fontes de inspiração são costuradas a partir de muitas das nossas explorações, como livros, viagens, exposições e experiências, de Belo Horizonte a Berlim. As experiências que vivemos em nossas pesquisas nos trouxeram essa inquietação de trazer a arte para o centro, ao mesmo tempo que nos convocam a pensar em um outro tipo de experiência artística na qual as pessoas não são apenas espectadoras, mas também participantes”, reflete Marcelle.

Para saber mais entre em nosso site faça parte dessa experiência.

SERVIÇO

8ª edição da Faísca – Encontro Marcado Com A Memória
Dia – 8 de junho de 2024
Local – Secreto
Horário – 17h às 22h30 (importante chegar no horário para participar da experiência do começo ao fim)
Valor – faixas de contribuição a partir de 50,00
Classificação: Maiores de 18 anos e menores acompanhados de um responsável.
Assessoria de Imprensa: Lá Comunicação – (11)992998584