Nando Reis abriu o coração em uma conversa sobre sua luta contra o alcoolismo. Ao lado da filha, Sophia Reis, o cantor falou sobre os momentos mais difíceis de sua trajetória e o papel fundamental da família em sua recuperação.
Durante o bate-papo no episódio desta quinta-feira (25) do Pé no Sofá Pod, apresentado por Flávia Alessandra e Giulia Cost, Nando relembrou como o vício quase lhe custou não apenas a carreira, mas também os vínculos mais importantes de sua vida. “Vivi isso com meus filhos, quase perdi tudo. Quase perdi minha carreira, eles [os filhos] se afastaram de mim. Eu não sou só eu. Se perguntar a qualquer um, conhece alguém”, afirmou, emocionado.
O artista destacou a importância da intervenção direta de Sophia, que não hesitou em lhe dar um ultimato. “A Sophia foi a pessoa que nunca me deixou desgarrar. Sempre falou na real: ‘ó, você vai se tratar, você tá mal, não tá legal, não vou ficar com você assim’. Isso foi a melhor coisa”, contou.
Ele também ressaltou que todos os filhos tiveram papel crucial em seu processo de recuperação, assim como os amigos que ofereceram suporte nos momentos mais delicados. “Cada um dos filhos [teve papel importante] e meus amigos, especialmente o amparo que eu tive”, disse.
Em tom de alerta, Nando frisou a necessidade de encarar o alcoolismo como doença e não como falha de caráter. “Porque é uma doença, só para deixar claro: alcoolismo é uma doença. Dependência química é uma doença. Não é falta de força de vontade, de caráter ou vagabundagem. É difícil de compreender, e isso não atenua em nada a dor nem os graves problemas, tanto para o alcoólatra quanto para a família, que sofre em demasia”, desabafou.
A fala do cantor reforça não apenas sua trajetória de superação, mas também a importância do acolhimento familiar e da conscientização sobre o tema.
















































