A Netflix, em parceria com a Kantar Ibope Media, faz a medição de sua audiência na mesma linha de canais da TV aberta e da PayTV. Com isso, é possível notar a desenvoltura da plataforma diante das emissoras de televisão.
O levantamento feito pela coluna de Guilherme Ravache, do portal UOL, mostra a medição feita a partir de domicílios que fazem parte da amostra, com dispositivos instalados no wi-fi dos residentes. Vale ressalva de que a Kantar busca ampliar a medição fora das casas, com o acesso a partir das redes 4G e 5G em qualquer lugar do mundo.
Os dados mostram que o streaming registrou cerca de 4,9% de share em janeiro. Isso significa que 5 em cada 100 televisores sintonizaram a Netflix. O Globoplay aparece bem atrás, com 0,9%. No Brasil, são 15 milhões de assinantes. Já a plataforma da Globo não divulga os números reais.
Isso porque além dos que pagam mensalidade ou anuidade, o streaming da líder de audiência tem usuários ‘free’, que acessam conteúdos que não requer assinatura. No caso, as íntegras e trechos dos telejornais nacionais e locais, além de capturas das novelas.
O Prime Vídeo não vem muito distante. O streaming da Amazon teve participação de 0,5%.
As TVs aberta e a cabo tiveram share de 76%. Ou seja, de um grupo de 100 aparelhos, 3/4 dão preferência para acompanhar as programações de emissoras de televisão.
Outro ângulo
Os dados citados na reportagem mostram um panorama na televisão. Mas tanto a Netflix quanto o Globoplay possuem acessos através de notebooks, tablets e smartphones. Portanto, o fato da Netflix ser líder na TV no quesito streaming não nomeia como o mais visto pelos assinantes desse tipo de plataforma.
Com as novas implementações da Kantar Ibope Media, será possível acompanhar os dados do streaming das formas que elas são acessadas.