A Netflix, principal serviço de streaming do mundo, não é uma ameaça nova para a Globo. Isso porque a consolidação no mercado de consumo de streaming já não é novidade. Globoplay, Prime Vídeo e HBO Max vem ampliando seus quantitativos de clientes.
Isso porque diversas atrações das TVs aberta e paga não possuem uma programação atrativa, fazendo com que o telespectador busque outras formas de entretenimento. Isso explica a vitória da Netflix sobre a atual líder de audiência no último domingo (22).
Um clássico exemplo disso é a grade da RedeTV! que não consegue chegar a 1 ponto de média e leva surra de quem antes era concorrência distante, como a TV Gazeta e a TV Aparecida. Nem mesmo os programas ao vivo atingem o que passou a ser regra na emissora, restando para o ‘Operação de Risco’ tirar o canal do fundo do poço.
Realities também vem obtendo fuga de público. Desde a estreia até a publicação dessa reportagem, o ‘Big Brother Brasil’ de 2023 não superou a novela das nove, ‘Travessia’, vista como fracasso no Ibope do canal carioca e responsável pela ausência dos telespectadores no programa apresentado por Tadeu Schmidt.
Um rápido parêntese é, até as novelas fracassadas no horário nobre são um sucesso no Globoplay, streaming da emissora. ‘Vai na Fé’, por exemplo, virou o sexto produto mais consumido ultimamente na plataforma.
Sobre a Netflix, a questão principal é como acontece a elaboração de roteiros de séries, filmes, documentários de produtoras terceiras ou produzida pela própria plataforma. O consumo se dá pela desenvoltura das histórias abordadas e como cada episódio é desenvolvido.
A Globo não é novata na criação de métodos para atrair novamente seu público, e precisa usar disso para manter, ou até melhorar, seus índices de Ibope. A aquisição de torneios esportivos foi um grande fator que gerou receita na emissora, em destaque para a Copa do Mundo no Catar, onde as transmissões chegavam a recordes que não viam há quatro anos ou mais.
Mas nem só de futebol vive um canal de televisão. Os planos e investimentos devem ser para todos os departamentos, como jornalismo, esporte e entretenimento, a fim de criar uma programação robusta e atrativa. É bem certo que ninguém consegue passar 24 horas ligado na TV, mas possui gostos e preferências por alguns produtos, como novelas ou jornais.
Outra tática é a reavaliação sobre o que o atual espectador gosta de ver na televisão. A criação de produtos de um público que ‘já passou’ resulta em fracasso do início ao fim, seja uma nova novela ou um novo programa.
Isso pode dizer momentaneamente que a Netflix vive em um momento de triunfo depois da crise que ofuscou seus lucros no período pandêmico. Um anúncio feito pelo streaming sobre o compartilhamento de senha é a tática fácil de trazer novos clientes e impulsionar seu Ibope.
A divulgação e repercussão de uma série nova ou um produto novo, na TV ou no streaming, serve para chamar a atenção do público. Se em 30 segundos ele despertar interesse para acompanhar, é ganhos do outro lado. Caso reprovado, é reavaliar as estratégias de marketing ou de criação de produtos.