Uma nevasca incomum registrada na noite de quinta-feira transformou a paisagem de Birmingham, no Reino Unido, e chamou a atenção dos moradores ao tingir o céu da cidade de um intenso tom de rosa. O fenômeno inusitado rapidamente repercutiu nas redes sociais, levantando especulações que iam de um pôr do sol atípico até a possível aparição da aurora boreal.
Apesar das teorias, a explicação é bem mais simples. Segundo o meteorologista da BBC, Simon King, o efeito foi causado pelas luzes de LED cor-de-rosa utilizadas no estádio St Andrew’s, casa do Birmingham City. De acordo com ele, a combinação entre nuvens baixas e a queda de neve tornou o céu mais reflexivo, amplificando o brilho das luzes artificiais da cidade.
“Condições atmosféricas com nuvens baixas, e até mesmo durante a neve, podem deixar o céu mais reflexivo, evidenciando a iluminação pública, de edifícios e até mesmo as luzes coloridas de estádios de futebol”, explicou King.
O mesmo fenômeno também foi observado na cidade de Hednesford, localizada a cerca de 37 quilômetros de Birmingham, o que aumentou ainda mais a curiosidade da população. Em resposta, o Hednesford Town Football Club esclareceu nas redes sociais que um episódio semelhante, ocorrido no início da semana, teve a mesma origem: luzes de LED instaladas no campo para estimular o crescimento e a recuperação da grama.
“Essas luzes nos ajudam a manter o gramado em boas condições para buscar os três pontos — não se trata da aurora boreal”, brincou o clube na publicação.
Já Grahame Madge, porta-voz do Met Office, serviço meteorológico britânico, explicou que a neve e as gotículas de água no ar dispersam com mais facilidade a luz azul, permitindo que tons mais longos, como vermelho e laranja, se destaquem. Esse processo faz com que o céu adquira colorações rosadas ou alaranjadas, mesmo sem a presença de fenômenos naturais raros.
Assim, o espetáculo visual que encantou e intrigou moradores teve origem na interação entre tecnologia, clima e condições atmosféricas específicas.











































