POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Fire

“O Agente Secreto” é indicado ao Oscar de Melhor Filme; longa recebeu quatro indicações no total

O Agente Secreto
O Agente Secreto - Divulgação / Victor Juca

O cinema brasileiro volta a fazer história no Oscar. Após “Ainda Estou Aqui” colocar o Brasil entre os indicados a Melhor Filme no ano passado, agora é a vez de “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, repetir o feito e disputar o principal prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A lista oficial de indicados foi divulgada na manhã desta quinta-feira (22/1), e a cerimônia está marcada para o dia 15 de março.

Além da principal categoria da noite, a produção brasileira ainda recebeu indicações em Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Wagner Moura com Melhor Ator.

O longa-metragem teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, em maio do ano passado, onde conquistou dois importantes prêmios: Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura. Desde então, o filme construiu uma trajetória expressiva no circuito internacional, acumulando 57 troféus em 38 premiações.

No exterior, “O Agente Secreto” recebeu os prêmios do júri e da crítica internacional de Melhor Filme no Festival de Cinema de Lima, além do prêmio do júri popular no Festival Internacional de Cinema de Pingyao, na China. No Brasil, o reconhecimento também foi significativo, com vitórias no Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro.

Ambientada em 1977, no Recife, durante a ditadura militar, a trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um pesquisador universitário que retorna à capital pernambucana em busca do filho. Na cidade, ele encontra refúgio na casa de Dona Sebastiana (Tânia Maria), uma mulher que acolhe perseguidos políticos e pessoas marginalizadas, formando uma rede improvisada de resistência em meio ao clima de repressão do período.

Em cartaz nos cinemas brasileiros desde novembro, o filme já ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores. Até o momento, não há previsão para a chegada do longa às plataformas de streaming.

Written By

Diego Cartaxo é radialista, jornalista e empreendedor digital. Com trajetória marcada pela inovação na comunicação e no entretenimento, é fundador e Editor-chefe do Portal POP Mais, hoje considerado um dos principais veículos independentes de cultura pop e variedades em crescimento no Brasil. Antes do site, trabalhou na TV Metrópole, onde atuou na reestruturação da marca e da programação da emissora.

Veja também

Famosos

Cantor exibiu desenho próximo à virilha e movimentou as redes.

Filmes & Séries

“Pecadores” e “O Estúdio” são os grandes destaques da premiação.

Famosos

Estilista Law Roach afirma que casal oficializou união longe dos holofotes

Famosos

Humorista do Programa do Ratinho foi extubado, respira espontaneamente e iniciou processo de reabilitação, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.