O último filme da franquia Invocação do Mal chegou aos cinemas brasileiros e não deixa dúvidas: Ed e Lorraine Warren finalmente penduraram os crucifixos. Invocação do Mal 4: O Último Ritual estreou trazendo uma despedida clara dos protagonistas interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga, e ainda reserva cenas pós-créditos que emocionam ao lembrar que toda a história foi inspirada em pessoas reais
Logo depois dos créditos, os fãs conferem imagens de arquivo e entrevistas do casal Warren da vida real, incluindo o icônico espelho amaldiçoado que guiou o conflito do filme. É um momento que mistura ficção e realidade, mostrando a trajetória dos demonologistas para além das telas.
Lorraine, por sua vez, ainda tem uma última visão feliz: o casal vivendo em paz, cercado por netos e uma vida tranquila: um “felizes para sempre” digno de encerramento.
Para James Wan, produtor e diretor dos dois primeiros filmes, a decisão de encerrar a saga neste ponto foi intencional.
“Eu só acho que coletivamente estamos fazendo isso há um bom tempo. Faz quase 13 anos que estamos investindo neste mundo. Não queremos fazer o 30º filme e levar a franquia à ruína mais adiante. Adoramos a ideia de simplesmente sairmos em alta, enquanto ainda estamos no topo. E há algo de bom nisso, para não manchar o legado”, afirmou em entrevista ao Collider.
Nem tudo é perfeito
O novo capítulo chega com avaliações mornas. Com 54% de aprovação no Rotten Tomatoes, O Último Ritual supera apenas marginalmente o terceiro filme, que teve 56%, e marca o ponto mais baixo da franquia desde o sucesso do primeiro longa, que atingiu 86% em 2013. Ainda assim, especialistas apontam que o número de críticas ainda é menor, o que pode mudar levemente o panorama.
Na trama, Ed e Lorraine se envolvem em um último caso sobrenatural, desta vez na casa da família Smurl, enfrentando aparições e entidades que testam todos os limites de suas crenças e conhecimentos.
A conclusão é pensada para ser definitiva, encerrando a jornada de um dos casais mais icônicos do terror moderno com um toque de paz e nostalgia para os fãs.
















































