Internet

Vem aí? Criador do Orkut reativa site e promete novidades ‘em breve’

Vem aí? Criador do Orkut reativa site e promete novidades ‘em breve’
Foto: Reprodução

Lembra do Orkut? Foi a rede social mais popular do Brasil nos anos 2000, que encerrou suas atividades em 2014. Porém, se você foi dessa geração fique sabendo que o site pode voltar a existir de alguma forma.

O endereço virtual orkut.com foi reativado e traz uma mensagem, assinada pelo programador turco Orkut Büyükkökten, criador da rede original. “Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo”, diz o texto, publicado em inglês e português. “É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

Ao mesmo tempo em que o site do Orkut foi reativado com a mensagem, a rede social Hello, lançada por Büyükkökten em 2016, foi desativada. “Estamos pausando as operações do hello enquanto preparamos algo ainda melhor”, diz mensagem estampada na plataforma.

Lançado em 2004, o a rede social chegou a ter 30 milhões de usuários ativos somente no Brasil, o que representa uma parcela considerável da população do país com acesso à internet na época. Os brasileiros eram os principais usuários da plataforma, que se popularizou principalmente no país e na Índia. O site funcionava como um misto de página pessoal – similar aos feeds do Facebook e do Instagram – e uma estrutura de fóruns, as comunidades, onde pessoas com interesses comuns se reuniam. O Google, que comprou a marca em 2008, anunciou o fim oficial do Orkut em 2014 por questões estratégicas de mercado.

O Orkut foi a rede social mais popular do Brasil nos anos 2000 - Foto: Reprodução
O Orkut foi a rede social mais popular do Brasil nos anos 2000 – Foto: Reprodução

No banco de dados da Organização Mundial da Propriedade Industrial. Há 21 variações da marca registrada “Orkut” ativas, todas em nome do Google. Sabe-se que o endereço do site orkut.com foi devolvido a Büyükkökten após o fechamento da rede social.

Büyükkökten inaugurou a Hello dois anos após o fim do Orkut, uma tentativa de trazer de volta a antiga plataforma, mas que nunca deslanchou, tendo apenas 1 milhão de usuários globalmente.