POP Mais nas redes sociais

O que procura?

Filmes & Séries

Os aliens estão chegando! A ‘Guerra dos Mundos’ que assustou a América décadas antes do cinema

Os aliens estão chegando! A ‘Guerra dos Mundos’ que assustou a América décadas antes do cinema
Divulgação

Se você acha que a estreia de “A Guerra dos Mundos” na Prime Video é intensa, espere até conhecer a história que precede o filme. Muito antes do sucesso de bilheteria de Steven Spielberg em 2005, estrelado por Tom Cruise, enfrentar os invasores de Marte, o romance de H.G. Wells, publicado em 1897, já havia aterrorizado milhares de ouvintes de rádio… e inspirado gerações de filmes e séries.

O clássico de Wells narra a invasão da Terra por alienígenas vindos de Marte, com cabeças enormes e tentáculos, uma verdadeira inspiração para o visual moderno dos chamados octópodes. Publicado inicialmente em capítulos na revista Pearson’s Magazine, o livro trazia também reflexões sobre evolução e críticas veladas ao imperialismo britânico. Até mesmo o jovem Robert H. Goddard, futuro pioneiro dos foguetes, se inspirou nas ideias de Wells para desenvolver tecnologias que hoje ajudam missões como a Apollo 11.

Trailer ‘Guerra dos Mundos’ (2005)

Quatro décadas depois da publicação, A Guerra dos Mundos daria outro passo histórico, desta vez no rádio. No dia 30 de outubro de 1938, véspera do Halloween, Orson Welles e sua companhia apresentaram uma dramatização do romance para o programa The Mercury Theatre on the Air, da rádio CBS. A grande sacada de Welles foi contar boa parte da história como se fossem plantões de notícias, com falsos informes do exército, da aeronáutica e relatos de “testemunhas”, sugerindo que a invasão marciana era real.

O resultado? Muitos ouvintes acreditaram no ataque e entraram em pânico. Relatos contam que pessoas tentaram ligar para autoridades, fugir de casa e até que policiais apareceram nos estúdios. Embora o mito do “caos total” seja exagerado, o episódio se tornou um marco na história do rádio e catapultou a fama do livro de Wells. Welles só saiu ganhando, e logo em seguida seria descoberto por Hollywood, dando início a uma carreira que culminaria em Cidadão Kane.

Os aliens estão chegando! A ‘Guerra dos Mundos’ que assustou a América décadas antes do cinema

Curiosamente, parte da lenda do pânico se deve à imprensa impressa da época, que explorou o caso com manchetes sensacionalistas, e não à verdadeira dimensão do público. Pesquisas posteriores apontam que apenas uma pequena parte da audiência do programa realmente acreditou que estava vivendo uma invasão alienígena.

Ouça a transmissão completa

Disponível na Prime

Hoje, a história chega novamente às telas, mas desta vez na Prime Video, com uma releitura moderna. A trama acompanha Will Radford (Ice Cube), analista de segurança cibernética do Departamento de Segurança Interna, responsável por monitorar ameaças à segurança nacional.

Um ataque devastador de uma força desconhecida abala o país, e evidências sugerem que o próprio governo pode estar envolvido. Determinado a descobrir a verdade, Will parte em uma investigação para revelar o que foi escondido da humanidade.

Além de Ice Cube, o elenco conta com Eva Longoria, Clark Gregg, Henry Hunter Hall, Iman Benson e Devon Bostick, reunindo nomes que já marcaram diferentes universos do cinema e da TV.

De um clássico literário de 1897 ao pânico de 1938 no rádio, e agora a uma série moderna no streaming, “A Guerra dos Mundos” prova que invasões marcianas continuam capazes de capturar nossa imaginação, e nos fazer olhar para o céu com uma pontinha de medo.

Written By

Jornalista premiado e especialista em entretenimento, já entrevistou grandes nomes da música, da TV, do teatro e do cinema, como Anitta, Ludmilla, Maria Rita, Roberto Carlos e Taís Araújo. Também cobriu eventos nacionais, como Festival do Rio, Prêmio Grande Otelo e Festival LED, além de internacionais, como BRICS e G20, e conversou com ministros, incluindo a ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, sempre trazendo um olhar afiado sobre cultura, política e entretenimento.

Veja também

Internet/ Influencers/ TikTok

A morte de Isabel Veloso completou um mês nesta terça-feira (10), e a irmã da influenciadora,...

Famosos

A influenciadora Poliana Rocha, de 49 anos, surpreendeu os seguidores ao compartilhar nas redes sociais o...

Famosos

A apresentadora Mara Maravilha recebeu alta hospitalar no último final de semana após passar alguns dias...

Música

O cantor Bad Bunny surpreendeu fãs ao apagar todas as publicações e remover a foto de...

Realities

Ele cumpriu! O brother Jonas surpreendeu o público ao realmente tomar banho completamente nu no BBB...

Famosos

O influenciador digital Sidney Leonel, conhecido nacionalmente como Gordão da XJ, passou por uma cirurgia para...

Famosos

Documentos recentemente divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, relacionados ao caso de Jeffrey Epstein,...

Famosos

A cena aconteceu nesta terça-feira (10), durante o Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara.